ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SEXTA  07    CAMPO GRANDE 25º

Meio Ambiente

STF dá 10 dias para PF apresentar cronograma de 2025 contra crimes no Pantanal

PF terá que detalhar as ações programadas para o Pantanal e Amazônia entre março e dezembro deste ano

Por Jhefferson Gamarra | 07/02/2025 16:30
STF dá 10 dias para PF apresentar cronograma de 2025 contra crimes no Pantanal
Agentes da Polícia Federal durante operação no Pantanal (Foto: Divulgação/PF)

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Flávio Dino determinou que a Polícia Federal apresente, em um prazo de 10 dias, um cronograma detalhado de operações para investigar e reprimir crimes ambientais na Amazônia e no Pantanal. A decisão foi expedida nesta sexta-feira (7), como parte do plano de integração dos sistemas de gestão fundiária e ambiental na região.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O ministro do STF, Flávio Dino, ordenou que a Polícia Federal apresente em 10 dias um cronograma de operações para combater crimes ambientais na Amazônia e no Pantanal. A decisão faz parte de um plano de integração dos sistemas de gestão fundiária e ambiental. A PF deve detalhar ações planejadas para 2023, incluindo logística e recursos disponíveis. Estados da região também devem informar medidas contra crimes ambientais. A decisão segue uma ordem do STF de 2022 para unificar esforços contra crimes ambientais. A União pediu extensão do prazo para apresentar dados finais do plano, que foi parcialmente concedida.

A determinação inclui a necessidade de que a PF detalhe as ações programadas entre março e dezembro deste ano. Além do cronograma operacional, a corporação deverá informar toda a logística e os recursos já disponíveis para a execução das atividades de fiscalização e combate a ilícitos ambientais.

Os estados localizados nas regiões do Pantanal e da Amazônia também deverão prestar esclarecimentos sobre as medidas que estão adotando para coibir crimes ambientais. Essas informações serão apresentadas em uma audiência marcada para o dia 13 de março. Durante essa reunião, os estados devem apresentar o estado atual dos dados sobre queimadas e os planos próprios de combate aos crimes ambientais. A medida faz parte da "pauta verde" do ministro.

A iniciativa decorre de uma decisão do STF, emitida em agosto do ano passado, que determinou à União a unificação de esforços para combater crimes ambientais e incêndios ilegais nos biomas citados. O Plano de Integração já foi elaborado, mas ainda falta a estruturação da governança necessária para sua efetiva implementação.

Nos siga no Google Notícias