ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 28º

MiAuNews

Aumento de insetos no 'calorão' pode ser perigo para seu pet em casa

Calor aumenta risco de picadas e tempo de socorro é decisivo para quadro de alergia não se agravar

Por Clayton Neves | 17/09/2025 07:21


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Aumento de insetos no calor traz riscos a animais de estimação. A vira-lata Betina teve reação alérgica grave após contato com inseto, apresentando inchaço no rosto e dificuldade respiratória. A rápida ação da tutora, que a levou à emergência veterinária em menos de 15 minutos, foi crucial para evitar complicações. Com o calor, insetos como abelhas, marimbondos, formigas, aranhas e escorpiões saem de seus esconderijos, aumentando o risco para cães e gatos, que, por curiosidade, podem cheirá-los ou tentar brincar. Sintomas como inchaço, dificuldade respiratória, apatia e dor intensa requerem atendimento veterinário imediato, pois a reação alérgica pode evoluir para um quadro grave.

Com a chegada dos dias quentes, cresce também a movimentação de insetos e aracnídeos dentro das casas. O que para muita gente é só incômodo, para os pets pode ser risco real. Foi o que aconteceu com a pequena vira-lata Betina, de apenas um ano.

“Eu estava em uma consulta virtual, e ela do meu lado, brincando com os outros cachorros no quintal. Mas na hora que levantei pra ir trabalhar, vi que o rostinho dela estava extremamente inchado", conta a tutora Gabriela Mansano.

A princípio, Gabriela não se deu conta da gravidade da situação. "Achei que estava com alguma coisa na boca, porque ela tem costume de ser bem piruleta. Aí já fui colocando a mão pra tirar da boca dela, mas quando vi,  não tinha nada”, relembra.

Aumento de insetos no 'calorão' pode ser perigo para seu pet em casa
Betina teve inchaço imediato após contato com inseto. (Foto: Arquivo Pessoal)

A suspeita e preocupação da tutora veio logo em seguida. “Pensei que ela poderia ter sido picada por um bicho, ou mordido um escorpião, e corri pra emergência”, detalha.

Na clínica, o diagnóstico veio quase de imediato. Betina teve uma reação alérgica a algum bicho com que teve contato. “Chegando lá e o vet disse que ela estava com uma respiração diferente, e logo já tomou injeção com remédio. O rosto dela começou a inchar dos dois lados, mas aí com a injeção ficamos mais tranquilos”, conta.

O alívio só veio depois da medicação, mas Gabriella sabe que a agilidade foi crucial. “O importante foi que eu vi muito rápido. Em menos de 15 minutos de que ela pegou o bicho, ela já tinha tomado a injeção. Eles atenderam muito rápido também, então foi por isso que não foi mais grave”, pontua.

Nesta época do ano, com calor que deixa os termômetros nas Alturas, casos como o de Betina são cada vez mais comuns.

Aumento de insetos no 'calorão' pode ser perigo para seu pet em casa
Graças a socorro rápido e medicação, cachorrinha não teve complicações graves.

“Com o calor, aumenta a circulação de insetos como abelhas, marimbondos, formigas, além de aranhas e escorpiões. Eles deixam seus esconderijos, muitas vezes por causa da grama cortada, da limpeza de quintais ou até porque o calor faz os bichos saírem dos ralos. Isso coloca cães e gatos em maior risco, já que são naturalmente curiosos e acabam cheirando ou tentando brincar com esses animais", explica o médico-veterinário Márcio Felisberto.

O especialista alerta que o tutor deve ficar atento a sinais de reação alérgica. “Os sintomas mais comuns são inchaço no rosto, língua ou focinho, dificuldade para respirar, apatia e dor intensa. Nessas situações, o tempo é fundamental, o animal precisa ser levado imediatamente ao veterinário, porque uma reação alérgica pode evoluir rapidamente para um quadro grave”, alerta.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.