CCZ realiza vacinação e outros serviços para animais em shopping da Capital
A ação será no próximo sábado, 26 de abril, e terá cadastro para castração e exames para Leishmaniose
No próximo sábado, dia 26 de abril, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), levará o Castramóvel ao Shopping Bosque dos Ipês, na Capital. A ação contará com vacinação de cães e gatos, cadastro para castração, entre outros serviços voltados aos animais de estimação.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
No próximo sábado, 26 de abril, o CCZ de Campo Grande levará o Castramóvel ao Shopping Bosque dos Ipês, oferecendo serviços como vacinação de cães e gatos, cadastro para castração e diagnóstico de leishmaniose. A ação ocorre das 14h às 17h. Para castração, é necessário comprovante de renda de até três salários mínimos. A Sesau também realiza a Semana de Prevenção a Acidentes com Animais Peçonhentos e a Campanha de Combate à Leishmaniose, com coleta de sangue de cães no bairro Nova Lima. A leishmaniose é grave e pode ser prevenida com vacinação e cuidados ambientais.
O Castramóvel estará disponível no acesso A do Bosque dos Ipês, localizado na Avenida Cônsul Assaf Trad, 4.796, das 14h às 17h. Durante a tarde, serão oferecidos coleta de sangue para diagnóstico rápido de leishmaniose visceral canina, vacinação contra a raiva, acolhimento de denúncias, cadastro para castração e orientações sobre animais peçonhentos.
Para realizar o cadastro de cães e gatos para castração, não é necessário levar o animal até o local. Basta apresentar comprovante de renda de até três salários mínimos.
Nesta semana, a Sesau realiza a Semana de Prevenção a Acidentes Provocados por Animais Peçonhentos, com diversas ações em diferentes pontos da cidade, voltadas à conscientização da população sobre como agir ao encontrar animais peçonhentos e morcegos.
Paralelamente, a pasta também promove mais uma etapa da Campanha Municipal de Combate à Leishmaniose, com coleta de sangue de cães na região do bairro Nova Lima. A ação vai até sexta-feira (25), no período da manhã. Moradores que não receberem a visita dos agentes podem levar seus animais, com mais de 4 meses, até a sede do CCZ, na Avenida Senador Filinto Müller, 1.601. O local funciona diariamente, das 7h às 21h.
A leishmaniose visceral é uma doença grave, de evolução lenta e que pode levar à morte, especialmente em crianças, idosos e pessoas imunossuprimidas. É causada por um protozoário presente no sangue de cães infectados, transmitido pela picada do mosquito-palha, vetor capaz de contaminar tanto animais quanto humanos.
Nos cães, os sintomas incluem queda de pelos, inicialmente ao redor dos olhos e orelhas, descamação e lesões de pele, emagrecimento, crescimento anormal das unhas e secreção ocular.
A prevenção envolve vacinação dos animais, manutenção do ambiente residencial limpo, poda regular de árvores, não criação de galinhas ou porcos no quintal, uso de coleiras repelentes e descarte correto do lixo.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.