ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, QUARTA  10    CAMPO GRANDE 27º

Política

Apesar de crise nas finanças da Capital, secretária só volta em 2026

Em licença médica, Márcia Hokama estendeu afastamento enquanto Capital enfrenta desequilíbrio nas contas

Por Anahi Zurutuza | 10/12/2025 17:30
Apesar de crise nas finanças da Capital, secretária só volta em 2026
Márcia Helena Hokama durante percurso de 10 km de prova em Bonito (Foto: Letícia Aiko Masaoka Mariano/Fotop/Reprodução proibida)

De licença médica para tratar quadro de estresse e ansiedade, a secretária de Fazenda, Márcia Helena Hokama, só volta ao trabalho, se voltar, em 2026. Nesta quarta-feira (10), último dia do afastamento que começou no dia 25 de novembro, a titular da Sefaz (Secretaria Municipal de Fazenda) apresentou novo atestado médico com validade até o dia 8 de janeiro, conforme publicado em edição extra do Diário Oficial de Campo Grande.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A secretária de Fazenda de Campo Grande, Márcia Helena Hokama, estendeu sua licença médica até janeiro de 2026, em meio a uma grave crise financeira na capital. Afastada desde 25 de novembro por quadro de estresse e ansiedade, a secretária foi vista participando de uma corrida em Bonito, onde completou percurso de 10 km. Durante sua ausência, o município enfrenta situação fiscal crítica, com 99,94% das receitas comprometidas. A prefeitura contratou consultoria externa do Instituto de Finanças Públicas para avaliar as contas, enquanto o secretário adjunto Isaac José de Araújo assume interinamente a pasta.

A ausência de Márcia Helena foi notada diante da crise sem precedentes pela qual passam as finanças do município. A Prefeitura de Campo Grande perdeu o comando da pasta mais importante na “guerra” pelo equilíbrio das contas.

Durante a licença médica da titular, o adjunto Isaac José de Araújo assume as responsabilidades, enquanto uma equipe externa, formada por uma auditora fiscal e um contador tributarista de Brasília, iniciou um pente-fino nas contas do município.

A consultoria contratada pela prefeitura para diagnosticar a situação fiscal e propor modernização da gestão é o IFP (Instituto de Finanças Públicas), empresa criada em março e comandada por Selene Peres Peres Nunes, ex-secretária de Economia de Goiás, e pelo contador Rafael Peres Peres Nunes Altoé.

A contratação ocorreu no mesmo dia em que a secretária entrou em licença. Márcia enfrenta há algum tempo desgaste político e pressões decorrentes de crises no transporte, saúde e cobranças da Câmara de Campo Grande. Recentemente, provocou a ira de vereadores ao faltar à convocação para dar explicações sobre a crise. A secretária alegou problema de saúde depois de não aparecer.

O quadro financeiro se agravou com a divulgação do Relatório Resumido da Execução Orçamentária, que apontou consumo de 99,94% das receitas arrecadadas em 12 meses, acendendo alerta máximo na administração. O município já opera desde março em regime de contenção de despesas, e a prefeita Adriane Lopes prorrogou o decreto de corte de gastos até 31 de dezembro. Diante da quase total absorção da arrecadação pelas despesas obrigatórias, foi acionado o chamado “gatilho fiscal”, mecanismo previsto na Constituição para situações de emergência financeira.

“Off” no trabalho, Márcia Helena foi fotografada no sábado passado, dia 6, durante corrida de rua em Bonito. Ela não escondeu a satisfação em participar da prova no paraíso turístico de Mato Grosso do Sul, onde levou pouco mais de 1 hora para percorrer 10 km e conquistar o 23º lugar na categoria (competidoras com idade entre 50 e 59 anos).

A titular da Sefaz explicou ao Campo Grande News que está afastada para cuidar da saúde mental. "Meu atestado é por estresse e ansiedade. A atividade física para estes casos é altamente recomendada".

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.