ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  03    CAMPO GRANDE 22º

Política

Cenário: familiares lotam Assembleia e deputados novos estão sem gabinete

Placas dos gabinetes dos antigos deputados foram retiradas das portas para ganhar novos nomes

Gabriela Couto e Renata Volpe | 01/02/2023 09:19
Familiares, amigos e autoridades lotam o saguão do Palácio Guaicurus. (Foto: Marcos Maluf)
Familiares, amigos e autoridades lotam o saguão do Palácio Guaicurus. (Foto: Marcos Maluf)

Familiares e amigos dos 24 deputados eleitos nas eleições de 2022 tomam posse nesta quarta-feira (1º) na Assembleia Legislativa. O evento começou atrasado, já que estava previsto para ter início às 9h.

Antes de entrar no Palácio Guaicurus, todos precisam passar pelo detector de metais na porta principal. O equipamento é idêntico ao utilizado nas agências bancárias, em que a pessoa precisa deixar aparelhos celulares e chaves em um local ao lado da cabine giratória que escaneia algum tipo de arma proibida na Casa de Leis.

Autoridades policiais e também 35 prefeitos marcam presença no evento. Por isso, o saguão principal da sede do Poder Legislativo está completamente lotado. Todos querem acompanhar a posse de 17 deputados estaduais reeleitos, cinco novos e dois que retornam à Casa de Leis, após já terem ocupado uma cadeira em legislaturas anteriores.

Outro destaque está por conta dos gabinetes parlamentares. Após a reforma todos foram reestruturados e ficaram do mesmo tamanho. Por isso, as placas dos deputados que não conseguiram se reeleger, que estavam nas portas nesta terça-feira (31), já foram retiradas hoje (1º).

No entanto, os sete espaços que terão novos donos serão sorteados amanhã (2), ou seja, os deputados que entram no Legislativo começam os trabalhos sem definir onde vão ser alocados. Os parlamentares que se reelegeram ficarão nos mesmos locais.

Rito - Conforme a Gerência de Cerimonial da Alems, o presidente Paulo Corrêa (PSDB) conduzirá os trabalhos. Após abrir a sessão, convidará dois parlamentares, de partidos diferentes e das maiores bancadas, para atuarem como 1º e 2º secretários.

Após a prestação do compromisso parlamentar, haverá a chamada dos eleitos e eleitas e será declarada a instalação da nova Legislatura. Na sequência, será lido o termo de posse e executado o Hino de Mato Grosso do Sul.

Tomarão posse os eleitos: Mara Caseiro (PSDB), Paulo Corrêa (PSDB), Zeca do PT (PT), Jamilson Name (PSDB), Zé Teixeira (PSDB), Lídio Lopes (Patriota), Pedro Caravina (PSDB), Coronel David (PL), Pedro Kemp (PT), Lucas de Lima (PDT), Junior Mochi (MDB), João Henrique Catan (PL), Gerson Claro (PP), Londres Machado (PP), Antonio Vaz (Republicanos), Rafael Tavares (PRTB), Renato Câmara (MDB), Amarildo Cruz (PT), Neno Razuk (PL), Pedrossian Neto (PSD), Lia Nogueira (PSDB), Marcio Fernandes (MDB), Roberto Hashioka (PSDB) e Rinaldo Modesto (Podemos).

Acompanhe - As solenidades serão transmitidas ao vivo por todos os canais oficiais do Parlamento Estadual, com cobertura da SCI (Secretaria de Comunicação Institucional): TV ALEMS, Rádio ALEMS, Portal da ALEMS e mídias sociais da Casa de Leis, no Youtube e Facebook.

Nos siga no Google Notícias