Com samba, bandeira gigante do Brasil e contra “Lula 4”, Azambuja chega ao PL
Evento é concorrido e tem grande impacto no xadrez da política regional

Evento político concorrido e de grande impacto no xadrez da política regional, a filiação do ex-governador Reinaldo Azambuja acontece na manhã deste domingo (dia 21), no Ondara Palace, em Campo Grande. Azambuja chegou ladeado pelo governador Eduardo Riedel (PP). No local, uma gigante bandeira do Brasil tremula, enquanto faixas dão boas-vindas ao ex-governador e o batuque de escola de samba é o som ambiente.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O ex-governador Reinaldo Azambuja oficializou sua filiação ao Partido Liberal (PL) em evento realizado no Ondara Palace, em Campo Grande. A cerimônia, marcada por elementos patrióticos e samba, contou com a presença do governador Eduardo Riedel e lideranças nacionais do partido. Após 30 anos no PSDB, onde construiu significativa força política em Mato Grosso do Sul, Azambuja deixa o partido a convite do ex-presidente Jair Bolsonaro. O ex-governador destacou a importância da união entre partidos de direita para impedir uma possível reeleição do presidente Lula em 2026.
Ele destacou o projeto de reeleição de Riedel e os esforços de partidos do espectro político da direita para barrar o chamado “Lula 4”, que seria a reeleição do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
- Leia Também
- Pollon pode ficar 4 meses suspenso por ocupar cadeira de Motta
- “Direita se protege do STF”, diz deputado de MS que votou por PEC da Blindagem
“PL, PP, União Brasil. Partidos que têm uma sintonia de apoio ao governo Riedel. Para a gente enfrentar um adversário comum. Nós temos uma eleição importante no ano que vem. Há a possibilidade do Lula voltar a governar o Brasil e nós não queremos isso”, afirmou Azambuja.
O agora ex-tucano tem uma história de 30 anos no PSDB, onde alcançou cargo de governador de MS. Sob sua liderança, os tucanos se tornaram uma das principais forças políticas do Estado. Nas Eleições 2024, o PSDB conquistou 44 prefeituras das 79 cidades de MS, além de nomes na Assembleia Legislativa e na bancada federal.
A decisão de ingressar no PL foi motivada pelo convite direto do ex-presidente Jair Bolsonaro e da cúpula do Partido Liberal. Para o ex-governador, a mudança representa não apenas um realinhamento político, mas também um novo desafio pessoal e eleitoral.
Repercussão – Riedel, que também deixou o PSDB em 2025, comentou o fim da “dobradinha” com Reinaldo na mesma sigla. “Não é ruptura nenhuma. É natural, sempre houve esse condicionamento. A situação me levou a outra realidade, mas estou muito à vontade ".
O evento terá a participação do presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, e o presidente estadual da legenda, Aparecido Portela, o Tenente Portela.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.