ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, SÁBADO  29    CAMPO GRANDE 21º

Política

Deputados definem blocos, mas ainda discutem líder do governo

Marcio Fernandes, que assumiu a liderança do maior bloco da Casa da Leis, se articula para ocupar o posto

Danielly Escher e Renata Volpe | 15/02/2023 12:00
Alems anunciou formação de dois blocos. (Foto: Wagner Guimarães, Alems)
Alems anunciou formação de dois blocos. (Foto: Wagner Guimarães, Alems)

Manhã de definições na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul onde a formação de dois blocos foi confirmada e os líderes das bancadas anunciados. O PT (Partido do Trabalhadores) segue independente, embora tenha indicado cargos e declarado apoio à base do governo. Ao fim desta manhã ficou apenas uma pergunta: Quem será o líder do governo? Marcio Fernandes se articula para ocupar posto. O nome de Londres Machado também surgiu durante as negociações, mas ele diz que não foi convidado.

A maior bancada da Casa de Leis formou um bloco conhecido com G-10, onde estão MDB, PP, PL, Republicanos, PSD e Podemos. Marcio Fernandes é líder e na vice-liderança do bloco está Neno Razuk. Também fazem parte do G-10: Coronel David, Antônio Vaz, Rinaldo Modesto, Londres Machado, Gerson Claro e Pedro Pedrossian Neto.

O outro bloco anunciado oficialmente nesta quarta-feira (15) une PSDB, União Brasil e PDT. Seguem juntos os deputados Paulo Corrêa, Zé Teixeira, João César Mattogrosso, Lucas de Lima e Roberto Hashioka. O líder do bloco é Jamilson Name e na vice-liderança está Lia Nogueira.

Amarildo Cruz foi escolhido como líder do Partido dos Trabalhadores e José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, é o vice-líder. Ainda faz parte do bloco Pedro Kemp.

Lídio Lopes disse que não vai participar de nenhum bloco, porque o partido dele está em processo de fusão com o PTB e quer ter mais tempo para viajar pelo interior de Mato Grosso do Sul: "Não vou participar de comissão este ano porque quero visitar o estado, por isso não vou participar de bloco".

Rafael Tavares também não fará parte de blocos, nem João Henrique Catan. "Mesmo independentes, conseguimos abrir vaga na CCJ", declarou o deputado se referindo à Comissão de Constituição e Justiça, considerada a mais importante da Casa de Leis.

O líder do governo ainda não foi anunciado, mas a resposta virá até amanhã. Márcio Fernandes é cotado para a função e se reuniu hoje com o secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha, para falar sobre o assunto.

Com o anúncio dos blocos, fica agora a expectativa para a formação das 16 comissões em que tramitam os projetos apresentados pelos deputados. Isso... Só depois do Carnaval.

Londres Machado, Marcio Fernandes e Mara Caseiro durante conversa na sessão. (Foto: Luciana Nassar, Alems)
Londres Machado, Marcio Fernandes e Mara Caseiro durante conversa na sessão. (Foto: Luciana Nassar, Alems)


Nos siga no Google Notícias