ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, QUARTA  27    CAMPO GRANDE 23º

Política

Em Brasília, Riedel participa do Prêmio Excelência em Competitividade

Estado é um dos seis finalistas da premiação com o MS Ativo Municipalismo

Por Fernanda Palheta | 27/08/2025 07:29
Em Brasília, Riedel participa do Prêmio Excelência em Competitividade
Governador Eduardo Riedel (PP) durante a abertura 1° Congresso dos Municípios de Mato Grosso Sul (Foto: Bruno Rezende)

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP), está em Brasília nesta quarta-feira (3) para participar do Prêmio Excelência em Competitividade. O Estado é um dos seis finalistas da premiação criada pelo CLP (Centro de Liderança Pública) com o MS Ativo Municipalismo, que destaca políticas públicas com alto potencial de impacto nos indicadores que compõem o Ranking de Competitividade.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, participa em Brasília do Prêmio Excelência em Competitividade, onde o estado é finalista com o programa MS Ativo Municipalismo. A iniciativa, que compete com outros cinco estados, foi selecionada entre 333 inscrições pelo Centro de Liderança Pública. O MS Ativo já firmou 192 planos de ação em seu primeiro ano, com investimentos de R$ 600 milhões em convênios. O programa estrutura-se em três fases e visa fortalecer parcerias com municípios nas áreas de saúde, educação e assistência social, tendo o governador já se reunido com 75 prefeitos para discutir demandas locais.

Este ano, o CLP recebeu 333 inscrições. Além de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Piauí, Paraíba, Roraima e Espírito Santo estão concorrendo.

“O MS Ativo é um segundo momento do municipalismo. Não tem como fazer saúde, educação e assistência social se não for em uma parceria estreita com o município. É o que a gente vai mostrar. O segundo momento são os programas. E o terceiro momento, que vai ser construído a partir de agora, é o sistema de cooperação com monitoramento dos resultados por essa parceria", disse Riedel.

A iniciativa lançada em 2024 estrutura-se em três fases: captação de demandas locais, execução integrada ao Plano Plurianual e uma etapa de cooperação com indicadores estratégicos. Em seu primeiro ano, o programa firmou 192 planos de ação, com mais de 1.000 entregas executadas e R$ 600 milhões investidos em convênios.

Este ano, o governador já se reuniu com 75 prefeitos sul-mato-grossenses para discutir as demandas de cada município. Nas próximas semanas, Riedel deve se reunir com os representantes de Paranaíba, Rio Brilhante, Bandeirantes e Campo Grande.

À tarde, o governador volta a Mato Grosso do Sul para o encerramento da campanha Agosto Lilás "Por Elas, Proteção de Todos os Lados", quando será realizada a assinatura do Plano de Metas Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra Mulheres e Meninas, documento que será adotado pelas prefeituras de Mato Grosso do Sul. O plano estabelece diretrizes para que os municípios fortaleçam sua rede de proteção, com metas a serem incorporadas gradualmente em seus orçamentos anuais.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.