ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 31º

Política

Em MS, 10 cidades terão apoio das Forças Armadas nas eleições municipais

Outros dois municípios terão apoio logístico do Exército

Por Fernanda Palheta | 23/09/2024 12:14
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Tropas das Forças Armadas em formação (Foto: Agência Brasil)
Tropas das Forças Armadas em formação (Foto: Agência Brasil)

As Forças Armadas irão reforçar a segurança em 10 cidades sul-mato-grossense durante a votação e apuração das eleições municipais deste ano, marcada para o dia 6 de outubro. Os locais e o período apoio federal são definidos conforme os termos de requisição do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

No Estado, a atuação das Forças Armadas se concentrará na fronteira. As cidades serão: Amambai, Paranhos, Bela Vista, Caracol, Ponta Porã, Antônio João, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Caarapó e Juti.

Apesar do conflito fundiário que causou a morte do indígena guarani-kaiowá Neri Ramos da Silva, de 23 anos, com tiro na cabeça, durante ação da PM (Polícia Militar), o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), explicou que o reforço não foi solicitado em resposta ao caso recente.

O apoio das Forças Armadas é demandado pelos juízes eleitorais de cada município, com o objetivo de garantir da segurança do processo eleitoral e dos eleitores e garantir, e o cumprimento da lei.

Já em Corumbá e Porto Murtinho, o Exército atuará com apoio logístico, fazendo transporte de urnas e de eleitores.

O decreto que autorizou o uso das Forças Armadas para “garantia da votação e da apuração das eleições de 2024” foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no início do mês, em 9 de setembro.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias