ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, SEXTA  03    CAMPO GRANDE 21º

Política

Em visita inédita, presidente paraguaio recebe honras militares na Capital

Santiago Peña participa de jantar com senadores, deputados, ministros e empresários nesta quinta (2)

Por Gustavo Bonotto e Judson Marinho | 02/10/2025 21:13
Em visita inédita, presidente paraguaio recebe honras militares na Capital
O presidente paraguaio, Santiago Peña, chega a receptivo na capital sul-mato-grossense. (Foto: Juliano Almeida)

O presidente do Paraguai, Santiago Peña (Partido Colorado), foi recebido com honrarias militares das forças de segurança de Mato Grosso do Sul, na noite desta quinta-feira (2), no Espaço Yotedy, em Campo Grande. É a primeira vez na história que um chefe de Estado paraguaio pernoita em território sul-mato-grossense, fato que parlamentares e autoridades classificaram como um marco da aproximação entre os dois países.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O presidente do Paraguai, Santiago Peña, fez história ao ser o primeiro chefe de Estado paraguaio a pernoitar em Mato Grosso do Sul. Durante sua visita, acompanhou as obras da ponte da Rota Bioceânica em Carmelo Peralta e participou do anúncio de investimento de US$ 70 milhões da JBS no Paraguai. A visita foi marcada por encontros com autoridades locais e discussões sobre integração regional. A ministra Simone Tebet destacou o impacto econômico da Rota Bioceânica, enquanto parlamentares enfatizaram a importância da modernização legislativa para agilizar o transporte de cargas entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.

A recepção encerrou um dia de compromissos no Estado. Pela manhã, Peña visitou o canteiro de obras da ponte da Rota Bioceânica, em Carmelo Peralta, acompanhado do governador Eduardo Riedel (PP) e da ministra do Planejamento, Simone Tebet. À tarde, em Dourados, participou do anúncio de US$ 70 milhões da JBS na produção de frangos no país vizinho.

No jantar, o presidente dividiu mesa com senadores, deputados, ministros e empresários. A imprensa, no entanto, só pôde acompanhar a entrada dos convidados ao buffet, situado na Rua Antônio Maria Coelho. Peña evitou responder as questões dos jornalistas presentes, uma vez que coletiva sobre a visita está marcada para amanhã.

Para o deputado Gerson Claro (PP), presidente da Assembleia Legislativa, o simbolismo da visita é evidente.

Em visita inédita, presidente paraguaio recebe honras militares na Capital
"Momento de integração", define o deputado e presidente da Alems, Gerson Claro. (Foto: Juliano Almeida)

“É a primeira vez que um presidente do Paraguai pisa em Mato Grosso do Sul e dorme aqui. É uma demonstração de integração e mostra que estamos no centro de um projeto que vai mudar o continente”, afirmou.

Ele ainda destacou o caráter monumental da ponte em construção. “Aquilo vai virar ponto turístico. Vai ter gente que vai viajar só para ver a ponte e voltar, de tão impressionante que é a estrutura.”

O deputado federal Vander Loubet (PT) apontou que a agenda vai além da diplomacia. “Essa visita é um passo importante na consolidação do Mercosul. A integração física da rota vai além do comércio, envolve cultura, turismo e até a radiodifusão. É a prova de que o povo paraguaio e o brasileiro são irmãos”, disse.

Em visita inédita, presidente paraguaio recebe honras militares na Capital
A ministra do Orçamento e Planejamento, Simone Tebet, durante entrevista na entrada do receptivo. (Foto: Juliano Almeida)

A ministra Simone Tebet ressaltou o impacto econômico da Rota. “Era um sonho de 50 anos que agora começa a se tornar realidade. A dimensão é tão grande que nem conseguimos mensurar. Vai gerar empregos diretos e indiretos, impulsionar o PIB e movimentar setores como turismo, hotelaria, restaurantes e agroindústria. É uma revolução para Mato Grosso do Sul e para o Paraguai”, avaliou.

O senador Nelsinho Trad (PSD) chamou a atenção para os entraves logísticos.

“Se a cada parada for preciso esperar horas nas aduanas do Brasil, do Paraguai, da Argentina e do Chile, a rota perde o sentido. O Congresso precisa modernizar a legislação e criar mecanismos para que as cargas passem com agilidade”, declarou.

Em visita inédita, presidente paraguaio recebe honras militares na Capital
Para Nelsinho, momento é de debater o funcionamento da Rota Bioceânica. (Foto: Juliano Almeida)

O vice-governador José Carlos Barbosa (PP), o Barbosinha, frisou o caráter bilateral da visita. “Encontros como este sempre trazem à mesa saúde, educação, segurança e fitossanidade. O desenvolvimento do Paraguai interessa ao Mato Grosso do Sul e vice-versa. É uma relação de reciprocidade”, disse.

Já o governador Eduardo Riedel destacou a necessidade de apoio do governo federal para a operação da ponte. “A obra deve ser concluída entre maio e junho, mas, para estar operacional, precisamos da Receita Federal, da Polícia Federal e de toda a estrutura de fiscalização. Estamos em diálogo constante com Brasília e com o Itamaraty”, explicou.

Além dos citados, estiveram presentes: o ex-governador, Reinaldo Azambuja, o deputado gederal Geraldo Rezende (PSDB) e o presidente do TJMS, Dorival Pavan.

A agenda do presidente segue nesta sexta-feira (3) com café da manhã na Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, e visita à fábrica de celulose da Suzano, em Ribas do Rio Pardo.

Em visita inédita, presidente paraguaio recebe honras militares na Capital
"Dialogo constante", discorre o governador Eduardo Riedel, sobre as próximas etapas da ponte. (Foto: Juliano Almeida)

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.