Governador vai hoje à posse de Marisa Serrano no TCE
Solenidade será na sede do Tribunal
O governador André Puccinelli participa hoje (27), às 9 horas, da sessão solene de posse da nova conselheira do TCE (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul), Marisa Serrano.
Marisa Serrano é a segunda mulher a ocupar o cargo de conselheira em 31 anos de existência da Corte de Contas, em substituição à conselheira Celina Jallad que faleceu em fevereiro deste ano.
A solenidade acontecerá no plenário do tribunal, no Parque dos Poderes.
Mais cedo, às 8 horas, André vai ao evento na Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul onde será realizada uma homenagem aos servidores pelo Dia Nacional do Metrologista. O evento acontece no auditório da AEM/MS (Avenida Fábio Zahran, 3.231 – Jardim América).
A agência estadual é o órgão delegado do Inmetro em Mato Grosso do Sul, e está vinculada à Seprotur. Dos cerca de cem funcionários lotados na AEM/MS, 50 são agentes, técnicos e auxiliares metrológicos, pessoas que atuam diretamente nos serviços de fiscalização com instrumentos de medição em todo o Estado.
Currículo - Formada em Letras e Pedagogia, a senadora ocupou os cargos de professora, supervisora, diretora de escola, Secretária Municipal de Educação de Campo Grande e Secretária Estadual de Educação. Além disso, dirigiu a Delegacia do Ministério da Educação –MEC- no Estado, ajudando a reconhecer 54 cursos superiores e liberando recursos para a instalação de 16 escolas agrícolas. Participou da fundação da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar – OMEP/BR/MS - e foi Presidente Estadual e Vice-Presidente Nacional da organização.
Entrou na vida política em 1977, como a vereadora mais votada em Campo Grande. Em 1994 elegeu-se deputada federal, sendo reeleita em 1998. Nesse período, participou da redação final da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e da elaboração do Plano Nacional de Educação – PNE.
Ocupou por dois anos (2000-2002) a presidência do PARCUM - Parlamento Cultural do Mercosul, tendo criado o curso de mestrado em Gestão de Política Cultural que funciona na Universidade de Palermo, Buenos Aires, Argentina, atendendo a estudantes oriundos de todo o bloco Mercosul.
No período de 2001-2002, ocupou a presidência da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia do PARLATINO- Parlamento Latino Americano, que congrega parlamentares (deputados e senadores) de 27 países, quando deu impulso a elaboração do Plano de Educação para a Integração da América Latina e Caribe, que recebeu Moções de Apoio de diversos parlamentos.
Foi eleita Presidente do Secretariado Nacional do PSDB/Mulher 2002 e reeleita em 2003, promovendo diversos projetos visando garantir a participação igualitária da mulher na política partidária. De 1999 a 2001 foi membro da Executiva Nacional do PSDB e de 2000 a 2004 ocupou a Presidência do Diretório Estadual do PSDB, fortalecendo o partido e ampliando a participação das mulheres no diretório estadual e municipais.
Em 2002, Marisa disputou o Governo do Estado. Em 2004, foi eleita vice-prefeita de Campo Grande. Em 2006 tornou-se a primeira mulher a se eleger para uma cadeira do Senado em Mato Grosso do Sul, com mandato até 2015. Também foi vice-presidente da Executiva Nacional do PSDB.