ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 25º

Política

Hashioka deixa secretaria de infraestrutura para disputar eleições

Roberto Hashioka já disputou, em 2010, vaga para Deputado Federal

Adriano Fernandes | 21/02/2022 21:43
Roberto Hashioka é servidor de carreira do Estado. (Foto: Divulgação) 
Roberto Hashioka é servidor de carreira do Estado. (Foto: Divulgação)

Com pretensão em participar das eleições deste ano, o ex-prefeito de Nova Andradina e até então Secretário Especial de Relações Institucionais da Seinfra, Roberto Hashioka, deixou o cargo nesta segunda-feira (21). Hashioka ainda "não definiu" a qual posto político pretende se candidatar este ano, apurou a reportagem. Ele já disputou, em 2010, vaga para Deputado Federal, teve 40.954 votos, quantidade que o credenciou como suplente.

No pedido de exoneração entregue ao gabinete do governador, Hashioka destacou a sua pretensão em participar do pleito, e também relembrou a sua trajetória na gestão Reinaldo Azambuja (PSDB). Em 2017, Roberto Hashioka assumiu o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), após convite do próprio Reinaldo. No ano seguinte ele foi realocado para a SAD (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização) até ser transferido novamente para a Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura de Mato Grosso do Sul).

Na Secretaria Especial no Escritório de Relações Institucionais da Seinfra, Hashioka dedicou-se à interlocução com os municípios, visando ao desenvolvimento de ações conjuntas destinadas à implementação da infraestrutura regional e urbana e observada a política de desenvolvimento sustentável do Estado. “Procuramos contribuir da melhor forma, nesses sete meses e meio, de julho de 2021 a fevereiro de 2022”, destacou em nota.

Trajetória - Engenheiro Civil e servidor de carreira do Estado, foi Chefe da Regional do Departamento de Estradas de Rodagem de Mato Grosso do Sul (Dersul), no Vale do Ivinhema (Nova Andradina) entre 1982 e 1995. Também esteve à frente da Regional do Dersul de Dourados durante o ano de 1997, além de ter supervisionado as obras realizadas pela Cesp, no período de 1998 a 2000, no Vale do Ivinhema e Região de Três Lagoas.

Prefeito de Nova Andradina por três oportunidades e um dos gestores mais premiados de Mato Grosso do Sul, foi campeão de votos no Brasil (TSE – Eleições 2004) e encerrou seu segundo mandato com 93% de aprovação, como “Campeão de Popularidade” em Mato Grosso do Sul (Correio do Estado/Ibrape).

Entre as premiações como gestor municipal, destaque para o prêmio “Prefeito Amigo da Criança” e pela ambiência favorável à inovação, tecnologia e incentivo à industrialização, o prêmio “Prefeito Empreendedor 2016” nas etapas Estadual (Inovação/Sustentabilidade e Melhor Projeto – Troféu Atores do Desenvolvimento) e Nacional (Melhor Projeto da Região Centro-Oeste).

Também foi reconhecido nacionalmente pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em 2016, com o prêmio “Mérito Brasil de Governança e Gestão Públicas”, em que obteve o melhor desempenho nas práticas de gestão entre os prefeitos do Centro-Oeste, integrando a lista de apenas cinco prefeitos premiados pelo exemplo de gestão e transparência na aplicação de recursos públicos.

Nos siga no Google Notícias