ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUINTA  09    CAMPO GRANDE 32º

Política

Nos EUA, Riedel discute projetos com bancos e diz que MS tem "saúde financeira"

Eduardo Riedel discutiu projetos de infraestrutura e meio ambiente com representantes do BID e Banco Mundial

Silvia Frias | 02/09/2023 12:44
O presidente do BID, Ilan Goldfajn, e o governador Eduardo Riedel, em encontro ocorrido em Washington (Foto/Divulgação)
O presidente do BID, Ilan Goldfajn, e o governador Eduardo Riedel, em encontro ocorrido em Washington (Foto/Divulgação)

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), classificou como positiva a reunião com representantes do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e do Banco Mundial, em Washington (EUA). Riedel diz que o Estado tem saúde financeira para ofertar boas garantias às instituições, em troca de recursos para projetos de infraestrutura e na área ambiental.

Riedel está na capital norte-americana para participar Lide Brazil Development Forum 2023 (Fórum de Desenvolvimento do Brasil), ciclo de eventos internacionais realizado nos dias 1º e 2 de setembro, que reúne autoridades brasileiras, empresários e investidores interessados em fazer parcerias e ampliar investimentos.

Além do evento, a agenda incluía discussão de projetos com instituiçoes financeiras. No Banco Mundial, com sigla oficial BIRD (Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento), foram apresentadas informações sobre os desafios e potencialidades do Estado. “Discutimos mais questões de infraestrutura e projetos estruturantes dentro de uma nova modelagem", explicou o governador, em comunicado enviado à imprensa.

No BID, a agenda previa a discussão sobre liberação de US$ 400 milhões ao Fundo do Pantanal e outros US$ 200 milhões para recuperação do Alto Taquari, área drasticamente assoreada há décadas. O empréstimo será pago pelo Governo Federal, via Ministério da Agricultura e Pecuária.

 “Foi bela oportunidade de vir ao BID, discutir projetos que são extremamente importantes para o desenvolvimento do nosso Estado”, disse Riedel. O governador e equipe técnica falaram das propostas ao presidente da instituição, Ilan Goldfajn. “A gente reuniu o time do Estado junto com os técnicos e a presidência dos bancos para que a gente pudesse olhar o Mato Grosso do Sul para frente, e fomos muito bem recebidos”.

Riedel avaliou que o Estado não deve ter dificuldades de angariar recurso para projetos ambientais, alegando que são propostas alinhadas ao ESG (siga em inglês para a tríade meio ambiente, social e governança). “Todos nossos projetos tem essa preocupação com impacto ambiental, é agenda necessária para Mato Grosso do Sul, para o Brasil, do ponto de vista do desenvolvimento”. Nessa linha, o governador citou a meta de neutralizar a emissão de carbonos no Estado até 2030.

Hoje, o governador, o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck participam do segundo dia de eventos do Lide Brazil Development Forum.

A participação dos representantes sul-mato-grossenses faz parte da agenda propositiva da atual gestão de ‘vender’ o Estado para atrair investidores.

Nos siga no Google Notícias