ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, QUINTA  17    CAMPO GRANDE 17º

Política

Tereza Cristina e Nelsinho Trad vão integrar comissão aos EUA contra tarifaço

Senadores de MS participam de articulação oficial para discutir barreiras comerciais e tarifas dos EUA

Por Ketlen Gomes | 17/07/2025 13:10
Tereza Cristina e Nelsinho Trad vão integrar comissão aos EUA contra tarifaço
MS terá dois senadores na comissão que vai aos EUA tentar reverter tarifaço. (Foto: Saulo Cruz/Agência Senado)

Foi confirmada no início da tarde desta quinta-feira (17) a participação dos senadores Tereza Cristina (PP) e Nelson Trad Filho (PSD), de Mato Grosso do Sul, como membros da Comissão Temporária Externa do Senado (CTEUA), criada para tratar das relações econômicas bilaterais com os Estados Unidos e tentar reverter as tarifas de Donald Trump, presidente do país norte-americano.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Os senadores Tereza Cristina (PP) e Nelson Trad Filho (PSD), de Mato Grosso do Sul, integrarão a Comissão Temporária Externa do Senado que visitará Washington entre 29 e 31 de julho. A missão tem como objetivo dialogar com parlamentares norte-americanos sobre as relações econômicas bilaterais. A comissão, presidida por Nelsinho Trad, buscará reverter o aumento de 50% nas tarifas de importação sobre produtos brasileiros, anunciado pelo presidente Donald Trump para vigorar a partir de 1º de agosto. O grupo conta com oito senadores, entre titulares e suplentes.

A lista com os integrantes foi aprovada pelo Plenário e divulgada por meio de nota conjunta assinada pelas presidências do Senado Federal e da CTEUA. “A comissão foi criada para conduzir missão oficial à cidade de Washington na última semana de julho”, informa o comunicado.

Os parlamentares designados serão responsáveis por representar o Senado junto ao Congresso norte-americano, com foco no diálogo político e na defesa de interesses estratégicos do Brasil em temas como comércio exterior, investimentos, cadeias produtivas, agricultura e segurança jurídica.

Integram a comissão os senadores Nelsinho Trad (presidente), Tereza Cristina, Marcos Pontes (PL-SP), Jacques Wagner (PT-BA), Esperidião Amin (PP-SC), Rogério Carvalho (PT-SE), Fernando Farias (MDB-AL) e Carlos Viana (Podemos-MG). Desses, quatro atuarão como membros titulares e quatro como suplentes.

A criação da comissão resulta de articulação entre o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), e Nelsinho Trad, que se reuniram na noite de ontem (16) para definir os nomes dos parlamentares. A iniciativa tem como objetivo o fortalecimento das relações bilaterais no contexto das novas barreiras tarifárias impostas pelos Estados Unidos, que já afetam diversos setores da economia brasileira.

A missão oficial aos Estados Unidos está prevista para ocorrer entre os dias 29 e 31 de julho, com encontros presenciais com parlamentares norte-americanos.

Tarifas - No começo deste mês, o presidente norte-americano Donald Trump anunciou o aumento de tarifas de importação em 50% sobre produtos brasileiros, começando em 1º de agosto.

Entre as justificativas relatadas por Trump estão uma possível perseguição política ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro e um desequilíbrio comerciais entre os países, porém, os dados comerciais apontam que os EUA possuem um superávit com o Brasil em 2023 e 2024.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias