Três parlamentares de MS integram lista dos “cabeças” em “ascensão” no Congresso
Três parlamentares de Mato Grosso do Sul integram a 20ª edição da “Lista dos ‘Cabeças’ do Congresso Nacional e dos parlamentares em ‘ascensão’”, do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar). Os deputados federais Luiz Henrique Mandetta (DEM) e Fábio Trad (PMDB) e o senador Delcídio do Amaral (PT) compõe o seleto grupo dos 150 mais influentes do parlamento brasileiro.
De acordo com a entidade, entende-se por deputado ou senador em ascensão aquele que vem recebendo missões partidárias ou institucionais e se desincumbindo bem delas. Estão também nessa categoria os parlamentares que têm buscado abrir canais de interlocução, criando seus próprios espaços e se credenciando para o exercício de lideranças formais ou informais no âmbito do Parlamento.
Trad vem se destacando pela forte atuação parlamentar, em especial na Comissão de Reforma do Código Penal. O deputado também tem lutado contra as propostas que tentar retirar o poder de investigação. Ministério Público.
A emenda de lei que transforma em hediondo os crimes de corrupção ativa, passiva, peculato e concussão, tabém é de autoria do deputado federal Fábio Trad.
O outro deputado federal sul-mato-grossense na lista, Mandetta tem participação ativa principalmente na área da saúde.
Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 61 são deputados e 39 são senadores. Os dois partidos com maior número de parlamentares na elite são o PT, ao qual é filiada a presidente da República, e o PMDB, partido do vice-presidente da República e dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
O terceiro em número de parlamentares, PSDB, é também o terceiro em influência, à frente do PDT, que é o quarto entre os “Cabeças” e o nono na bancada federal.