ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 24º

Política

Usuária de ônibus leva até 6h para votar e retornar para casa

Segundo TSE, a média de ônibus circulando hoje não pode ser inferior à média diária habitual

Liana Feitosa e Ana Beatriz Rodrigues | 30/10/2022 15:15
Movimento de ônibus nos terminas é lento, segundo usuários. (Foto: Paulo Francis)
Movimento de ônibus nos terminas é lento, segundo usuários. (Foto: Paulo Francis)

A lentidão na coleta de passageiros do transporte coletivo preocupam eleitores da Capital neste domingo (30). Tem passageira que demorou 6 horas para conseguir ir votar e conseguir voltar para casa.

A funcionária de uma padaria no bairro Jardim dos Estados, que pediu para não se identificar, foi liberada às 14 horas pela chefia dela, mas está nada otimista sobre a possibilidade de votar. Na ida para o trabalho demorou 1h45 devido ao atraso do transporte. “Nunca vou conseguir chegar em 2 horas para votar lá no Aero Rancho”, reclama.

Maria Lúcia enfrentou saga de 6h para conseguir votar. (Foto: Paulo Francis)
Maria Lúcia enfrentou saga de 6h para conseguir votar. (Foto: Paulo Francis)

No Terminal General Osório, a enfermeira aposentada Maria Cristina Soares dos Santos, de 56 anos, aguardava ônibus para retornar para casa quando conversou com o Campo Grande News. Ela mora na região do bairro Nova Lima, mas vota na Escola Municipal Tomaz Ghirardelli, que fica no bairro Parque do Lageado. Ou seja, cerca de 30 quilômetros separam a residência dela do local onde ela vota. Ela saiu de casa às 8h para votar e às 14h ainda não tinha conseguido retornar para casa.

Ela conta que no primeiro turno o transporte também foi muito demorado, por isso decidiu sair cedo de casa. Esta reportagem a questionou se, na visão dela, a média de ônibus e de espera se assemelhava ao funcionamento normal de domingo, mas, para ela “parece que está funcionando como feriado”.

A também enfermeira Odete Pereira de Souza, de 59 anos, também reclamou da demora. Ela estava no Terminal Nova Bahia desde o meio-dia e, às 14h30, ainda aguardava o ônibus para que ela pudesse ir para casa.

Segundo resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a média de ônibus circulando hoje não pode ser inferior à média diária habitual, praticada durante a semana. Segundo a o Consórcio Guaicurus, o serviço está "normal, seguindo a escala estabelecida pela Agetran". A tabela da Agetran (Agência Municipal de Trânsito) que detalha o funcionamento mostra que algumas linhas devem funcionar no mesmo parâmetro dos sábados e, as demais, no parâmetro de sábados e domingos.

Veja a tabela abaixo: 

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Nos siga no Google Notícias