ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 23º

Saúde em Equilíbrio

A importância dos receptores posturais

Por Dra Thais Cristina Leite (*) | 12/03/2024 09:01

Você sabia que os receptores posturais são células especializadas que estão localizadas nos músculos, tendões, articulações e ligamentos do corpo, e têm a função de fornecer ao sistema nervoso informações sobre a posição do corpo no espaço? E quando ocorre um desajuste nas informações transmitidas por esses receptores, o corpo trabalha em desequilíbrio e sobrecarrega algumas estruturas, favorecendo o surgimento das tendinites? O bom funcionamento desses receptores é fundamental para a manutenção do equilíbrio e da postura, e é um dos principais focos de atuação da fisioterapia.

A função deles está intimamente ligada a diferentes partes do corpo, como os pés, a pele, os olhos, a mandíbula e o labirinto. Cada um desses componentes desempenha um papel crucial na percepção da postura e no equilíbrio do corpo, e sua integração é fundamental para uma boa função postural. O estímulo dos receptores posturais, durante o tratamento fisioterápico, em geral é realizado por meio de exercícios de reeducação postural, fortalecimento muscular, treino de equilíbrio e coordenação, e técnicas de estimulação sensorial. Além disso, a abordagem interdisciplinar é muitas vezes necessária, envolvendo a cooperação de ortopedistas, oftalmologistas, otorrinolaringologistas e dentistas, dependendo das necessidades do paciente.

Nossa dica de hoje é: Procure ter a prática regular de exercícios físicos e sempre que sentir a persistência de um incômodo doloroso por mais de 3 dias, procure um profissional capacitado para lhe avaliar. É fundamental buscar a orientação de um fisioterapeuta ou profissional de saúde qualificado para avaliação e tratamento adequados.

(*) Dra. Thais Cristina Leite - Fisioterapeuta, formada em 2004 pela UCDB, com 20 anos de prática Clínica. Especialista em Gestão em Saúde/ Educação Especial e Inclusiva. FORMAÇÃO em Terapia Manual, Liberação Miofacial, Mobilização Neural, Ventosa Terapia, Terapia Floral, Método ProCURE, Formação em Análise Corporal e outras Técnicas Integrativas e Complementares em Saúde. Siga nas redes sociais: @dra.thaiscristinaleite.

Nos siga no Google Notícias