Equador, um paraíso para quem quer ficar perto da natureza

Praias, florestas, cachoeiras, montanhas e vulcões! Se você curte atividades ao ar livre, o Equador é o destino dos seus sonhos. Com sua paisagem diversificada, o país de pouco mais de 16 milhões de habitantes abrange a floresta amazônica, as montanhas andinas e as Ilhas Galápagos. É impossível não se encantar com as belezas naturais equatorianas.
Se tem planos de viajar pela América do Sul em 2026, tente fugir dos destinos normalmente escolhidos pelos viajantes brasileiros, como a Argentina, Chile ou Uruguai. O Equador pode ser uma boa dica de passeio inesquecível. Para viajar de Campo Grande para Quito você precisa ir pegar um voo até o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, fazer a troca de aeronave e encarar 5h56min de viagem até a capital equatoriana. Brasileiros não precisam de visto, mas devem preencher o formulário de registro online pelo menos 3 dias antes de embarcar.
Ao visitante, o Equador oferece natureza, cultura e o marco da "Metade do Mundo". São tantas opções de passeios que chega a ser difícil escolher o que fazer. Mas veja abaixo 5 sugestões do site VamosLatam para você apreciar um pouco de tudo que o país andino oferece:
1. Reserva Nacional Yasuni - Porta de entrada para a floresta amazônica equatoriana, no nordeste do país, o parque abriga uma imensa biodiversidade de fauna e flora. A Torre de Observação, com 50 metros de altura, é perfeita para termos ideia da imensidão do lugar e a extensão do rio que corta o parque.
Os passeios pelos rios Napo e o rio Curaray já são uma atração por si e também são as melhores vias de acesso, por barcos, aos pontos mais visitados do parque. Além de toda a beleza natural, há ainda um museu da história da região e da cultura indígena local. Com boa infraestrutura turística, a cidade de El Coca, a 300 km de Quito, é a melhor pedida para quem quer se hospedar mais perto do parque.
2. Tena - Se a ideia é conhecer a selva amazônica equatoriana fazendo um bate-volta de Quito, a cidade de Tena é a melhor opção, já que está a 195 km da capital. A cidade une natureza e imersão nas tradições dos povos originários. Algumas famílias indígenas, inclusive, hospedam turistas que querem aprender mais sobre seus costumes.
Em Tena é possível visitar cachoeiras, fazer trilhas em meio a montanhas e selvas, flutuar pelos rios com bóias e fazer rafting. Próximo à cidade fica o complexo de cavernas de Jumandy, com cerca de quatro quilômetros de profundidade e formações douradas impressionantes.
3. Baños - Oficialmente chamada Baños de Água Santa, a cidade é uma das mais famosas do Equador quando o assunto é contato com a natureza e esportes radicais. Afinal, entre florestas, montanhas, cachoeiras e vulcões é possível fazer bungee jumping, rafting, tirolesa, rapel, cavalgada, canoagem e trilhas por toda a região.
Imperdível, a Ruta de Las Cascadas é um passeio por uma estrada passando por diversas cachoeiras, como a Agoyan, El Manto de la Novia, e a famosa Pailón del Diablo. Baños fica a cerca de 300 km da capital e também é procurada por suas águas termais, aquecidas pela lava do vulcão Tungurahua. A 30 minutos da cidade fica a Casa del Arbol, casinha no alto da montanha com torre de observação e um balanço gigante com uma vista de tirar o fôlego.
4. Praia Rosada, Montañita e los Frailes - Uma das praias mais bonitas do Equador, a praia Rosada fica na província de Santa Elena, (a um pouco mais de 120 km de Guayaquil) que faz parte da Rota do Sol. Seu nome é justamente por causa da cor de suas areias, um tom de rosa bem forte, formado pelos minerais presentes no local.
Rosada fica a cerca de 40 minutos de Montañita, outra joia da costa do Pacífico. Além da beleza e ondas excelentes para o surf, o local é muito procurado para quem também não abre mão de um agito, já que, à noite, os bares e quiosques ficam cheios de viajantes de todo o mundo.
Próximo de Montañita fica o Parque Nacional Machalilla, uma das áreas protegidas mais extensas na costa do Equador, e que abriga a lindíssima Praia de los Frailes. Para chegar, é preciso passar por um bosque de vegetação nativa, onde também é possível ver diversos animais da região.
5. Vulcão Chimborazo - Impossível falar do Equador sem citar a imensa quantidade de vulcões presentes no país. Entre tantas opções, o Chimborazo é o mais alto deles, com seus 6.268 metros, localizado em uma reserva entre as cidades de Ambato e Riobamba, a cerca de 200 quilômetros de Quito.
A subida do vulcão pode ser feita em apenas um dia e o trajeto conta com duas paradas, os chamados refúgios: a Cabaña Carel localizada aos 4.800 metros de altitude e a Cabaña Whymper aos 5.000 metros. Entre a base e o primeiro refúgio há uma trilha de cerca de oito quilômetros em terreno inclinado e, apesar do nível baixo de dificuldade, o desafio é vencer o cansaço causado pela altitude.

