ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  12    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Acordo encerra greve de peritos do INSS após sete meses

Atendimentos serão retomados em todo o país a partir de segunda (14), informa o ministério responsável

Por Gustavo Bonotto | 11/04/2025 20:54
Acordo encerra greve de peritos do INSS após sete meses
Fila em frente à agência do INSS da Rua Anhanduí, em Campo Grande. (Foto: Arquivo/Marcos Maluf)

Após 235 dias de paralisação, os médicos peritos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) decidiram encerrar a greve nesta sexta-feira (11), com a assinatura de um acordo com o Ministério da Previdência Social. A partir de segunda-feira (14), os atendimentos serão retomados em todo o país.

A paralisação começou em agosto do ano passado, motivada pelo descumprimento de um termo firmado em 2022, que previa revisão das metas de desempenho dos profissionais. Pelo acerto firmado, os dias não trabalhados serão compensados e os salários descontados, devolvidos. Segundo o ministério, cerca de 300 profissionais, o equivalente a 10% do quadro, participaram da greve — a mais longa da história da categoria.

Durante o movimento, a fila de espera para concessão de benefícios atingiu o maior volume desde 2020, com mais de 2 milhões de solicitações pendentes no fim de 2024.

Em nota, a ANMP (Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais) reconheceu que os avanços ficaram abaixo das expectativas, mas destacou que o acordo garante estabilidade funcional e afasta punições administrativas. “O novo pacto sinaliza a consolidação de novas conquistas”, afirmou a entidade, em nota.

No período da greve, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) manteve o corte de salários, e o ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), pediu à PGR (Procuradoria-Geral da República) apuração sobre possíveis abusos por parte dos grevistas.

Agora, o INSS orienta que os pedidos de atendimento sejam feitos pelo aplicativo Meu INSS ou pela Central 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Para afastamentos de até 180 dias, recomenda-se o uso do Atestmed, sistema digital que permite análise documental sem necessidade de comparecimento presencial. Quem optar pelo atendimento físico deve apresentar documento com foto, laudos médicos, exames e prescrições.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias