ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
FEVEREIRO, QUINTA  12    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Apreensão de 243 kg de maconha resultou na prisão de traficantes em MS

Suspeitos são apontados como responsáveis pela logística do transporte de entorpecentes

Por Ana Paula Chuva | 12/02/2026 07:53


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Polícia Civil prendeu dois suspeitos de tráfico de drogas durante a operação Elo Quebrado, em Mato Grosso do Sul. A ação, realizada nesta quinta-feira (12), é desdobramento da Operação Forasteiros, que apreendeu 243 quilos de maconha e resultou em duas prisões em flagrante. As investigações identificaram um dos detidos como transportador da droga e outro como proprietário e articulador do esquema criminoso. A operação, que cumpriu mandados em Campo Grande e São Gabriel do Oeste, visa enfraquecer a cadeia logística do tráfico no estado.


Dois investigados por participação na cadeia logística do tráfico de drogas foram presos nesta quinta-feira (12) durante operação Elo Quebrado, deflagrada pela Denar (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico) com apoio da Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Bancos, Assaltos e Sequestros) e da Delegacia de São Gabriel do Oeste.

A ação é um desdobramento da Operação Forasteiros, conduzida pela Denar de Goiás, e três mandados foram cumpridos. Naquele período, o trabalho resultou na apreensão de 243 quilos de maconha e na prisão em flagrante de dois envolvidos.

Com o avanço das investigações, um dos presos foi  apontado como responsável pelo transporte da droga, e o outro, indicado como proprietário do entorpecente e principal articulador da estrutura criminosa.

A Justiça autorizou as prisões preventivas e os mandados de busca e apreensão solicitados pela Polícia Civil, e a corporação os cumpriu nesta quinta-feira em Campo Grande e São Gabriel do Oeste.

Segundo a corporação, a captura dos investigados rompe a ligação operacional do grupo e enfraquece a cadeia logística que dava suporte ao tráfico.A ofensiva reforça o enfrentamento qualificado ao narcotráfico e a integração entre unidades especializadas no combate às organizações criminosas no Estado.

Forasteiros - A operação coordenada pela Polícia Civil de Goiás aconteceu em setembro de 2025. Na ocasião, foram 45 mandados de busca e apreensão, além de 16 de prisão no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Paraná e Bahia e o bloqueio de bens no valor de R$ 2,5 milhões.

Os alvos principais são os líderes da organização, que teriam ligações com facções criminosas responsáveis pelo tráfico interestadual de drogas. De acordo com a Polícia Civil, a investigação revelou que pessoas eram usadas como "mulas" para transportar entorpecentes de outros estados até Goiás, escondidos em pertences pessoais, onde eram distribuídos em diversas bocas de fumo.

Em Mato Grosso do Sul, foram cumpridos quatro mandados de busca e um de prisão na Capital. Em uma das residências onde as ordens judiciais foram cumpridas, a equipe da Denar (Delegacia de Repressão ao Narcotráfico) apreendeu os 243 quilos de maconha e haxixe, celulares e um veículo. Também foram realizadas prisões em flagrante.

Um homem de 55 anos foi capturado em Lauro de Freitas (BA). Ele foi apontado como uma das lideranças do grupo criminoso. Contra ele havia três mandados em aberto e ele usava documentos falsos. O suspeito foi encontrado em uma residência de alto padrão. A investigação apontou que ele modificava o rosto com procedimentos estéticos para não ser encontrado.

Na casa, funcionava um laboratório de produção e refino de cocaína. No local, foram apreendidas 2 prensas hidráulicas, 2 pistolas semiautomáticas, porções da droga, material para mistura, insumos químicos e 2 veículos de luxo.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.