ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Avião usado no combate a incêndios no Pantanal é eleito o mais elegante do mundo

KC-390 da Embraer recebe prêmio "Concours d'Elegance" em festival aéreo no Reino Unido

Por Jhefferson Gamarra | 21/07/2024 09:38
A aeronave KC-390 Millennium chegando para missão em Corumbá (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
A aeronave KC-390 Millennium chegando para missão em Corumbá (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O avião KC-390, fabricado no Brasil pela Embraer, conquistou o prêmio "Concours d'Elegance", sendo eleito a aeronave mais elegante do mundo. Este reconhecimento foi dado a uma unidade vendida a Força Aérea Portuguesa durante o festival aéreo Riat (Royal International Air Tattoo), que ocorreu no fim de semana no Reino Unido.

O prêmio é decidido por um painel internacional de especialistas que avaliam as aeronaves mais bem preparadas e apresentáveis na exposição. O Concours d’Elegance é uma premiação dividida em três categorias: aeronave militar, aeronave civil e a do grande vencedor, que é considerada a mais prestigiosa. O KC-390 da Força Aérea Portuguesa recebeu o troféu de maior destaque, superando outras aeronaves em competição.

No Brasil, o KC-390 é uma ferramenta essencial no combate a desastres naturais. A FAB (Força Aérea Brasileira) utilizou recentemente o modelo de cargueiro para combater incêndios no Pantanal em Mato Grosso do Sul. A aeronave é operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, sediado na Base Aérea de Anápolis (BAAN).

Caixa d'água gigante sendo abastecida para ser alocada no avião cargueiro (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Caixa d'água gigante sendo abastecida para ser alocada no avião cargueiro (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Com capacidade para armazenar 12 mil litros de água, o KC-390 é equipado com o MAFFS (Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios), permitindo sobrevoos baixos e o lançamento de grandes volumes de água sobre áreas afetadas pelo fogo.

A tecnologia do MAFFS inclui uma caixa d'água gigante e um compartimento modular que, através de um tubo projetado pela porta traseira, permite que cerca de 12 mil litros de água sejam despejados com precisão sobre o incêndio. Esta capacidade torna o KC-390 uma ferramenta primordial no combate a incêndios de grande escala, como os que têm devastado o Pantanal nos últimos meses.

Além de seu uso no combate a incêndios, o KC-390 também desempenhou um papel vital em outras operações de emergência. Durante a segunda onda da pandemia de Covid-19, em janeiro de 2021, Manaus enfrentou uma grave crise de falta de oxigênio hospitalar. O KC-390 foi uma das aeronaves da FAB utilizadas para transportar cilindros de oxigênio para a cidade, ajudando a salvar inúmeras vidas em meio ao colapso do sistema de saúde.

Em outra operação significativa, a aeronave foi utilizada para transportar 14 toneladas de equipamentos destinados à construção de um hospital de campanha durante a tragédia climática do Rio Grande do Sul. Entre os materiais transportados estavam lonas, macas e aparelhos de refrigeração, essenciais para a estrutura temporária de atendimento médico.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias