ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, DOMINGO  23    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Campanha quer vacinar 49 mil adolescentes contra o HPV em Mato Grosso do Sul

Por Clara Farias | 23/02/2025 14:41
Campanha quer vacinar 49 mil adolescentes contra o HPV em Mato Grosso do Sul
Pessoa sendo imunizada (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Campanha de resgate de adolescentes não vacinados contra o HPV (Papilomavírus Humano) tentará vacinar 49 mil adolescentes em Mato Grosso do Sul. Conforme o Ministério da Saúde, a única cidade que receberá a ação, à priori, será a Capital, devido a quantidade de adolescentes que não estão imunizados.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Campanha de vacinação contra o HPV em Mato Grosso do Sul visa imunizar 49 mil adolescentes, com foco em Campo Grande devido ao alto número de não vacinados. A ação, promovida pelo Ministério da Saúde, prioriza adolescentes de 15 a 19 anos e pode ocorrer em unidades de saúde, escolas e outros locais seguros. A campanha, com duração de até três meses, ainda não tem data de início definida. Dados mostram que 24,78% das meninas e 36,54% dos meninos nascidos entre 2011 e 2016 não estão vacinados.

De acordo com a publicação, feita em 17 de fevereiro deste ano, 121 cidades do país apresentam altos índices de não vacinados, e serão os municípios prioritários para a ação de resgate. Em Campo Grande, 20.758 meninas ainda não vacinaram, e 28.293 meninos.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a imunização contra o HPV, é realizado em dose única. O público alvo desta campanha serão os adolescentes de 15 a 19 anos. No planejamento, o órgão estabelece atividades chamadas de "intramuros", quando são dentro de unidades de saúde e de apoio.

O arquivo também coloca a possibilidade da imunização ocorrer em escolas, shoppings, ginásios esportivos ou outros locais, caso haja um ambiente seguro e reservado para a campanha. Foi estabelecido que a campanha deverá ter a duração de até três meses, mas não definiu o período em que ela começará.

Dados do Ministério da Saúde mostram que 24,78% das meninas nascidas entre 2011 e 2016 ainda não se imunizaram contra o HPV. O percentual de não imunizados aumenta ao pensar nos meninos nascidos neste mesmo período, com 36,54% de rapazes não vacinados.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias