ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, DOMINGO  23    CAMPO GRANDE 28º

Política

Soraya quer urgência em votação de temas que tratam de violência contra a mulher

Mudança no regimento interno busca agilizar tramitação de medidas para combater feminicídios e outros crimes

Por Jhefferson Gamarra | 23/02/2025 15:39
Soraya quer urgência em votação de temas que tratam de violência contra a mulher
Senadora Soraya Thronicke durante entrevista ao Campo Grande News (Foto: Marcos Maluf)

A senadora de Mato Grosso do Sul, Soraya Thronicke (Podemos), propôs uma mudança no regimento interno do Senado Federal para dar prioridade à tramitação de projetos relacionados ao combate à violência contra a mulher. O projeto de resolução foi protocolado nesta semana, durante a primeira reunião da bancada feminina de 2025.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A senadora Soraya Thronicke, de Mato Grosso do Sul, propôs uma mudança no regimento do Senado para priorizar projetos de combate à violência contra a mulher. A iniciativa visa acelerar a tramitação de medidas urgentes, como as relacionadas a feminicídios, destacando a necessidade de ação rápida do poder público. Soraya criticou a lentidão atual e mencionou o caso da jornalista Vanessa Ricarte, assassinada por um ex-noivo com histórico de violência. A proposta busca atender reivindicações da bancada feminina e garantir que temas de interesse das mulheres avancem no Legislativo.

Soraya justificou a iniciativa criticando a lentidão na tramitação de projetos dessa natureza. Segundo a parlamentar, medidas para enfrentar crimes como feminicídios precisam ser tratadas com urgência, diante da gravidade da situação no Brasil. Ela mencionou o caso da jornalista sul-mato-grossense Vanessa Ricarte, assassinada em fevereiro pelo ex-noivo que já possuía 13 inquéritos, inclusive por agredira a mãe e tentar matar o próprio irmão seis vezes.

“O homicida, o feminicida, já tinha 13 inquéritos, tentou matar o irmão seis vezes. É algo surreal. Chegamos a esse ponto: estamos implorando, é vergonhoso, mas é verdade: mendigando. Mas fazemos isso de cabeça erguida”, desabafou Soraya em entrevista à TV Senado.

A proposta de alteração no regimento interno do Senado inclui a inserção de um parágrafo, estabelecendo prioridade para proposições que tratam do combate à violência contra a mulher. Caso a mudança seja aprovada, esses projetos terão prioridade na pauta de votação.

Na justificativa do projeto, a senadora destacou que a violência contra a mulher é um problema grave que envergonha a sociedade brasileira e exige ação rápida do poder público. “O que se pretende é dar mais um passo na direção que vem sendo adotada por essa Casa de priorizar os temas de interesse da mulher, como forma de reduzir e, ao cabo, eliminar a desigualdade de gênero que ainda caracteriza o nosso País”, argumentou Soraya.

A proposta também surge como resposta a uma reivindicação recorrente da bancada feminina, que historicamente enfrenta dificuldades para ver suas pautas avançarem. Segundo a senadora, há anos são destacados projetos prioritários para as mulheres, mas poucos avançam. “Todos os meses de março nos reunimos e destacamos dois ou três projetos de lei que são prioridade para nós. Cerca de 20 projetos meus, que destaquei nos outros anos, não andaram. Era para inglês ver”, criticou Soraya.

Se aprovado, a proposta pode acelerar a tramitação de projetos que buscam combater crimes como feminicídio, violência doméstica e assédio, garantindo uma resposta mais ágil do Legislativo.

Nos siga no Google Notícias