ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, SEXTA  12    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

CNH facilitada atrai 4,2 mil sul-mato-grossenses em dois dias

Alterações simplificam etapas, oferecem curso gratuito e reduzem custos da carteira de habilitação

Por Gustavo Bonotto | 12/12/2025 19:41
CNH facilitada atrai 4,2 mil sul-mato-grossenses em dois dias
Aplicativo da CNH Brasil pode ser baixado através do Google Play ou App Store. (Foto: Arquivo/Juliano Almeida)

O programa que oferta facilidade na obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), lançado nesta semana pelo governo federal, atraiu 4.221 sul-mato-grossenses em dois dias, que iniciaram o processo de obtenção da carteira de habilitação pelo aplicativo, segundo balanço do Ministério dos Transportes divulgado nesta sexta-feira (12).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O programa federal de facilitação para obtenção da CNH atraiu 4.221 sul-mato-grossenses nos primeiros dois dias de funcionamento. A iniciativa, que visa simplificar o processo e ampliar o acesso à habilitação, permite que candidatos iniciem o processo pelo celular e realizem o curso teórico gratuitamente. Entre as mudanças, destacam-se a não obrigatoriedade de autoescola, redução nas horas práticas e custos de exames médicos. Em Mato Grosso do Sul, mais de 68 mil motoristas foram flagrados dirigindo sem habilitação desde 2021, refletindo um problema nacional que afeta cerca de 20 milhões de brasileiros.

O objetivo da iniciativa é simplificar etapas, oferecer curso teórico gratuito e ampliar o acesso à CNH em todo o país. Todos os estados e o Distrito Federal registraram acessos à plataforma, liderados por São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia.

O programa permite que o candidato abra o requerimento pelo celular e realize o curso teórico em textos, vídeos, podcasts e simulados. O acompanhamento de todas as etapas até os exames presenciais pode ser feito pelo aplicativo. Segundo o ministro Renan Filho, o volume de acessos comprova que o modelo anterior era restritivo e inacessível para a maioria dos brasileiros.

As mudanças incluem a retirada da obrigatoriedade da autoescola, estímulo à renovação automática para condutores sem infrações, uso da CNH digital sem necessidade da versão impressa e redução de até 40% nos custos dos exames médico e psicotécnico.

As aulas práticas passam a ter duas horas-aula, ante 20 horas anteriormente, e o candidato pode escolher entre autoescolas, instrutores autônomos ou preparações personalizadas.

Segundo a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), 20 milhões de brasileiros dirigem sem CNH e outros 30 milhões têm idade para obter o documento, mas não iniciam o processo devido à burocracia e ao custo.

Em Mato Grosso do Sul, de 2021 até hoje, foram identificados 68.328 motoristas dirigindo sem CNH, segundo o Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.