Corumbá lançará o Banho de São João na feira turística WTM Latim América
Principal destino do Pantanal, cidade se reposiciona no concorrido mercado

Depois de sete anos (período da gestão passada) na contramão dos avanços do turismo de Mato Grosso do Sul, equidistante do trade e das políticas de fomento dos governos estadual e federal, Corumbá busca recolocar o ecoturismo do Pantanal e suas festas populares nas vitrines dos grandes eventos nacionais geradores de fluxo turístico.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Uma das ações da Fundação de Turismo do Pantanal, nesse processo de reconstrução da cidade que envolve todos os setores da administração municipal, será o lançamento nacional do Arraial do Banho de São João na WTM Latin America, principal feira mundial da indústria de viagens e turismo do continente, que acontece em São Paulo, de 14 e 16 de abril.
A promoção de uma das mais expressivas manifestações populares do Brasil, tombada como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), contará com o apoio da Fundação de Turismo de MS (Fundtur). A festa singular, que consiste em “banhar” a imagem do santo nas águas do Rio Paraguai, ocorre no dia 23 de junho.

No mesmo evento na capital paulista, o Governo do Estado lançará a 18ª edição do Festival América do Sul, programado para 15 a 18 de maio, na Capital do Pantanal.
Estratégias - Após encontrar o turismo “engessado”, sem nenhuma atividade relevante, exceto as iniciativas do empresariado para desenvolver a pesca esportiva, hoje consolidada, a prefeitura de Corumbá retomou as ações de promoção, divulgação e comercialização do destino. A primeira iniciativa foi retornar aos principais eventos nacionais para ganhar visibilidade.
“Nossas ações estratégicas de promoção e marketing visam recolocar Corumbá como principal destino do Pantanal. O prefeito Gabriel Oliveira tem a percepção da importância do investimento para redirecionar o nosso turismo no mercado nacional e internacional e fortalecer o setor”, ressaltou Zelinho Carvalho, diretor-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal.
Hoje o destino conta com uma agenda definida de participação em eventos turísticos para este ano, aprovada pelo trade. Recentemente, o município esteve presente na FIDI (Feira Internacional de Destinos Inteligentes), em Bonito, e no Pesca Trade Show, maior evento de pesca esportiva que ocorreu em São Paulo. Em outubro, deverá participar da Abav Expo, no Rio de Janeiro.