ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Dourados aciona Justiça após Oi desativar linha 192 do Samu

Liminar de abril obrigava operadora a manter telefones funcionando durante período de portabilidade

Por Gustavo Bonotto | 17/09/2025 17:24
Dourados aciona Justiça após Oi desativar linha 192 do Samu
Base do Samu, em Dourados. (Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal)

Dourados está sem o telefone 192 do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) desde a semana passada, mesmo após decisão judicial que obrigava a operadora Oi a manter ativas as linhas de emergência durante a portabilidade para a nova operadora.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Dourados enfrenta interrupção no serviço de emergência 192 do Samu desde a semana passada devido à portabilidade para uma nova operadora, mesmo com decisão judicial que obrigava a antiga operadora, Oi, a manter as linhas ativas. A Prefeitura acionará a Justiça novamente contra a empresa, buscando o restabelecimento do serviço e a aplicação de multa diária de R$ 10 mil, já prevista em liminar anterior que determinava a reativação de outras linhas de emergência, como a da Defesa Civil e Guarda Municipal. A interrupção do 192 prejudica o atendimento de cerca de 3,3 mil ocorrências mensais, impactando a população urbana e comunidades indígenas que dependem do serviço. A Prefeitura alega que a Oi descumpriu o período de 90 dias de "duplo convívio" previsto durante a migração para a nova operadora. A reportagem tentou contato com a Oi, mas não obteve resposta até o momento. Enquanto isso, a população deve utilizar o número alternativo (67) 2222-2300 para solicitar atendimento médico de urgência.

Nesta quarta-feira (17), o procurador-geral Alessandro Lemes anunciou que a Prefeitura do município situado a 251 quilômetros de Campo Grande vai ingressar novamente na Justiça contra a empresa, cobrando o cumprimento da liminar e a aplicação de multa.

Enquanto isso, os pedidos de socorro devem ser feitos pelo número alternativo (67) 2222-2300.

A liminar foi concedida em abril, em ação movida pelo município depois que a Oi suspendeu abruptamente os telefones da Defesa Civil (199) e da Guarda Municipal (153). Na época, a Justiça determinou a reativação imediata dessas linhas e fixou multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento. Embora o 192 do Samu não estivesse entre os números contemplados, a Prefeitura entende que o mesmo raciocínio vale, por se tratar de serviço essencial.

O processo judicial decorreu do contrato firmado em 2024 com a VETT (Via Express Tecnologia e Telecomunicações Ltda.), vencedora da licitação para implantar telefonia digital em toda a administração municipal. Durante a migração, as regras da ABRTelecom (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações) previam um período de 90 dias de “duplo convívio”, em que as linhas deveriam permanecer ativas nas duas operadoras.

Mesmo assim, a Oi suspendeu os serviços antes do prazo e, agora, voltou a falhar no atendimento emergencial.

O coordenador regional do Samu, médico Otávio Miguel Liston, alerta que a interrupção ameaça a segurança da população, já que o serviço realiza, em média, 3,3 mil ocorrências por mês, mais de 100 por dia. O impacto atinge não apenas a área urbana mas também comunidades da Reserva Indígena, que dependem da central para acionar as equipes de socorro.

Segundo o procurador Alessandro Lemes, a Prefeitura vai cobrar judicialmente o restabelecimento do 192 e a execução da multa prevista em abril. “O Samu precisa de uma linha de emergência ativa 24 horas. A suspensão arbitrária compromete a segurança da população, e vamos exigir o cumprimento integral da ordem judicial”, afirmou.

A reportagem procurou pela assessoria de imprensa da Oi, mas não obteve retorno no prazo estipulado de uma hora. O espaço, no entanto, segue aberto para declarações futuras.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.