ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Maio bate o recorde e já é o mês com mais casos de covid em toda a pandemia

Mato Grosso do Sul teve mais de 35,1 mil infectados pelo coronavírus apenas neste mês

Guilherme Correia | 27/05/2021 11:22
Movimentação nas ruas de Campo Grande neste mês (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Movimentação nas ruas de Campo Grande neste mês (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Mato Grosso do Sul teve mais de 35,1 mil infectados pelo coronavírus apenas em maio. Antes mesmo do mês acabar, já é o pior período da pandemia. Até então, o mês com mais infectados foi dezembro do ano passado, com 34,7 mil casos registrados.

Graças à vacinação, mesmo lenta, as mortes neste mês caíram em relação  a abril e março, mas ainda estão em alto índice. Atualmente, são cerca de 39,7 óbitos diários no Estado.

Campo Grande volta a ter excedente de pacientes em leitos de terapia intensiva vinculados ao SUS (Sistema Único de Saúde) - todas as unidades estão ocupadas, há pessoas em leitos inadequados e maioria dos agravos são decorrentes do coronavírus. As demais macrorregiões de saúde estão em alerta crítico - Dourados (95%), Três Lagoas (99%) e Corumbá (100%).

Na prática, essa lotação faz com que a fila de pacientes esperando vaga de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) aumente. Diferente do que foi verificado anteriormente, a fila de pacientes aguardando leito está superior a 100 pessoas.

Foram 55 óbitos registrados apenas hoje, sendo que 28 eram vítimas com menos de 60 anos, o que tem definido cada vez mais que idosos têm sido menos acometidos pela doença, muito por conta do início da vacinação, e que mais jovens são mais afetados agora em decorrências das diversas variantes.

Nos siga no Google Notícias