ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 34º

Cidades

Mato Grosso do Sul registra três mortes por Influenza

Duas crianças e um idoso são as primeiras vítimas da síndrome respiratória em 2023

Gustavo Bonotto | 10/04/2023 23:32
Profissional de saúde segura ampola de vacina com vírus inativado da Influenza. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Profissional de saúde segura ampola de vacina com vírus inativado da Influenza. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Três mortes por influenza foram confirmadas na última semana, segundo boletim epidemiológico da SES (Secretaria Estadual de Saúde). O relatório foi divulgado na manhã desta segunda-feira (10), no portal da Vigilância Sanitária.

De acordo com a pasta, duas crianças entre 0 e 9 anos e um idoso com mais de 80 anos são as primeiras vítimas da síndrome respiratória neste ano. Segundo o boletim, 1.640 casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) foram registrados entre 27 de março e 3 de abril.

Até o momento, são 44 casos confirmados da doença, sendo oito casos da Influenza A e 36 da Influenza B. Quatro pessoas foram diagnosticas com H1N1 e quatro não foram categorizados.

O município de Corumbá, a 428 quilômetros da Capital, é o que mais registra hospitalizações, sendo 16 apenas na última semana. Já Campo Grande registrou oito pacientes internados em leitos clínicos. 51,2% dos casos de SRAG correspondem ao sexo masculino, com 840 notificações.

Clique aqui e acesse o boletim na íntegra.

Capital - Conforme noticiado pelo Campo Grande News, mais de 5 mil atendimentos foram realizados nas unidades referenciadas a casos leves de dengue e gripe, informa a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). De acordo com a pasta, o número reflete aos dois dias de atendimento com novo fluxo de funcionamento nas USFs (Unidades de Saúde da Família).

Conforme o relatório da Crab (Coordenadoria da Rede de Atenção Básica), 1.158 atendimentos foram para pacientes sintomáticos respiratórios. Já 1.316 desses casos representam crianças de 0 a 12 anos.

Vale ressaltar que, desde a última semana, 15 USFs (Unidades de Saúde da Família) passaram a adotar integralmente o fluxo de atendimento por demanda espontânea, ou seja, sem a necessidade de agendamento.

O atendimento está sendo realizado de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h, exceto feriados, nas seguintes unidades: Clínica da Família Iracy Coelho, Clínica da Família Portal Caiobá, Clínica da Família Nova Lima, USF Batistão, USF Coophavila, USF Itamaracá, USF Noroeste, USF Jardim Presidente, USF Moreninha, USF Oliveira, USF Paulo Coelho Machado, USF Santa Emília, USF Serradinho, USF Tiradentes e USF Vida Nova.

Nos siga no Google Notícias