ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, SEXTA  16    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Mato Grosso do Sul tem dois casos confirmados de dengue e 130 suspeitos

Chikungunya tem 131 prováveis e dois confirmados no Estado, segundo boletim da Secretaria Estadual de Saúde

Por Ana Paula Chuva | 16/01/2026 07:23
Mato Grosso do Sul tem dois casos confirmados de dengue e 130 suspeitos
Pote acumulando água sendo descartado por agente de saúde (Foto: Divulgação | Governo de MS)

Aos dezesseis dias de janeiro, Mato Grosso do Sul já tem dois casos confirmados de dengue e outros 130 sendo investigados. O boletim  é  referente à 1ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) na noite de quinta-feira (15). Ainda não há nenhum registro de morte pela doença.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Mato Grosso do Sul registra dois casos confirmados de dengue e 130 em investigação na primeira semana epidemiológica de 2024, conforme boletim da Secretaria de Estado de Saúde. Das 241.030 doses de vacina recebidas do Ministério da Saúde, 201.633 já foram aplicadas no público-alvo.O estado também contabiliza 131 casos prováveis de chikungunya, com duas confirmações. Em 2023, foram confirmados 8.461 casos de dengue, resultando em 20 óbitos, com outros nove ainda sob investigação. A SES orienta a população a evitar automedicação e buscar atendimento médico ao apresentar sintomas.

Segundo a divulgação, aplicaram-se 201.633 doses da vacina contra a dengue no público-alvo. O Ministério da Saúde entregou ao Estado 241.030 doses.

O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. A imunização é recomendada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias, faixa etária considerada mais vulnerável a hospitalizações pela doença.

Ainda conforme o documento, o Estado já registrou 131 casos prováveis de chikungunya, com 2 casos confirmados no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). Nenhum caso foi confirmado em gestantes até o momento.

A SES reforça que a população deve evitar a automedicação e, ao apresentar sintomas de dengue ou chikungunya, procurar uma unidade de saúde municipal para atendimento.

Ano anterior – Em 2025, das 14.126 notificações da doença, foram confirmados 8.461 casos; registraram-se 20 mortes, além de 9 óbitos ainda investigados.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.