ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Ministro da Defesa acompanha ações da Operação Ágata Oeste em MS

A ação consiste na execução de operações interagências, com militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica

Gabriela Couto | 20/07/2022 18:41
Ministro durante visita em Mato Grosso do Sul. (Foto: Ministério da Defesa)
Ministro durante visita em Mato Grosso do Sul. (Foto: Ministério da Defesa)

O Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, acompanhou o início das ações da Operação Ágata Conjunta Oeste 2022, em Mato Grosso do Sul. Ele esteve ontem (19) e hoje (20) nas cidades de Ponta Porã, Corumbá e Ladário, além das demais áreas da faixa de fronteira do Brasil com o Paraguai e a Bolívia do Estado.

Durante a visita Paulo participou de reuniões técnicas com órgãos envolvidos da operação de integração das forças armadas com as agencias de segurança pública para combater os crimes trans-fronteiriços. As ações seguem até o dia 28 de julho.

Ao todo são 4 mil homens das Forças Armadas na operação, além de diversas viaturas, embarcações e aeronaves. Entre as atividades, destacam-se postos de bloqueio e patrulhamento, promovendo-se inspeções, vistorias e revistas entre outras ações.

Reuniões técnicas com os envolvidos na operação. (Foto: Ministério da Defesa)
Reuniões técnicas com os envolvidos na operação. (Foto: Ministério da Defesa)

 A Operação Ágata Conjunta Oeste 2022 prevê ações nos estados do Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul. As ações de vigilância e inteligência garantem a integridade territorial brasileira, além de contribuir para a preservação do meio ambiente.

Para o Ministro da Defesa, os resultados da operação devem ser mensurados, estabelecendo, um diagnóstico operacional que seja capaz de fornecer dados confiáveis sobre a segurança de nossas fronteiras, subsidiando ações de Estado em relação à segurança nacional.

“O combate e a repressão a ilícitos nas fronteiras transmite segurança à população local. Além disso, com a presença em lugares distantes dos centros urbanos garantimos o princípio da soberania”, disse Paulo.

Militares no rio Paraguai durante operação. (Foto: Ministério da Defesa)
Militares no rio Paraguai durante operação. (Foto: Ministério da Defesa)

 Operação Ágata - Criada em 2011, a Operação Ágata visa intensificar a presença do Estado na faixa de fronteira e integrar as Forças Armadas com outros órgãos federais, estaduais e municipais que atuam na região. O trabalho conjunto aprimora as ações contra os ilícitos nas fronteiras e fortalece a presença do Estado nessas áreas do País.

A Operação Ágata visa prevenir e reprimir a ação de criminosos na fronteira do Brasil com dez países sul-americanos, em toda a costa marítima. Coordenada pelo Ministério da Defesa, a iniciativa atua contra crimes como contrabando, descaminho, narcotráfico, exploração de recursos naturais e garimpos ilegais na faixa de fronteira.

A ação consiste na execução de operações interagências, com militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, em parceria com órgãos de segurança pública e de fiscalização (federais, estaduais e municipais).

Nos siga no Google Notícias