ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

MS amplia vagas e horário de atendimento para emissão do novo RG

Serão 250 vagas aos sábados no Pátio Central, com atendimento das 8h às 20h

Por Izabela Cavalcanti | 03/06/2024 07:39
Posto de Identificação no Pátio Central para emissão do novo RG (Foto: Divulgação/Portal MS)
Posto de Identificação no Pátio Central para emissão do novo RG (Foto: Divulgação/Portal MS)

A Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), por meio do Instituto de Identificação da Polícia Científica, aumentou as vagas e o horário de atendimento para a emissão do novo RG digital. Os cidadãos podem realizar o agendamento pelo site http://servicos.sejusp.ms.gov.br.

A agenda estará aberta para dois meses consecutivos, abrangendo junho e julho. Além disso, a partir do próximo sábado (08) terão mais vagas e horário estendido no Pátio Central.

"Já a partir do segundo sábado de junho, aumentaremos o número de vagas disponíveis, incluindo 250 vagas aos sábados no Pátio Central com atendimento das 8h às 20h, que será seguido também de segunda a sexta", afirmou o diretor do Instituto de Identificação, Daniel Ferreira de Freitas.

Ainda de acordo com ele, também foi ativado um novo posto de identificação na Capital, localizado na CAORC (Coordenadoria de Apoio aos Órgãos Colegiados).

Nos meses de junho e julho, somente em Campo Grande haverá uma ampliação de 40% nos atendimentos.

É necessário ter em mãos o CPF, Certidão de Casamento ou Certidão de Nascimento. Documentos opcionais, como Certidão de Naturalização, NIS, PIS, PASEP, tipagem sanguínea e título de eleitor, também podem ser apresentados.

No início do mês, o Campo Grande News noticiou a dificuldade em conseguir agendamento no site. A vontade das pessoas em colocar o mais rápido possível na carteira o novo modelo de RG estava dificultando o acesso a quem realmente depende do documento.

Emissão - Desde a implementação do novo RG, já foram expedidas 88.235 carteiras de identidade em Mato Grosso do Sul. O documento está sendo emitido nos 79 municípios do Estado.

"Alertamos que, em casos de urgência, quando não for possível realizar o agendamento, basta procurar um Posto de Identificação e comprovar a real necessidade do documento", pontuou o diretor.

O novo RG digital unifica o número do CPF como registro geral de identificação e inclui informações adicionais como: tipo sanguíneo e dados sobre doenças.

A primeira via do novo RG é gratuita e válida em todo o território nacional até 2032. O prazo de validade para quem tem de 0 a 12 anos, é de 5 anos; de 12 a 60 anos, a validade é de 10 anos; e para pessoas acima de 60 anos, a validade é indeterminada.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias