ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, DOMINGO  24    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Para reduzir evasão escolar, Estado aumentou número de vagas no período noturno

Muitos alunos entraram no mercado de trabalho e busca por vagas à noite aumentou na Rede Estadual de Ensino

Ana Paula Chuva | 03/03/2022 08:40
Placa de boas vindas e cuidados contra covid em escola estadual. (Foto: Henrique Kawaminami)
Placa de boas vindas e cuidados contra covid em escola estadual. (Foto: Henrique Kawaminami)

Mesmo sendo natural todo início de ano letivo, a SED (Secretaria Estadual de Educação) quer reduzir a queda de alunos matriculados na REE (Rede Estadual de Ensino), que aumentou principalmente por conta da pandemia. Uma das alternativas foi abrir novas vagas no período noturno para estudantes de Mato Grosso do Sul.

De acordo com a secretária estadual de Educação, Cecilia Motta, muitos estudantes do ensino médio acabaram entrando no mercado de trabalho durante a pandemia para ajudar as famílias e o Estado estuda abrir novas vagas para que eles possam continuar estudando.

“Estamos fazendo um trabalho de busca ativa junto com o Ministério Público de Mato Grosso do Sul e vamos abrir mais vagas no período noturno para que esse aluno que precisou entrar no mercado de trabalho não parasse de estudar. Mas estamos fazendo esse levantamento da redução de matrículas agora”, explicou a titular da pasta.

O número de vagas a noite foi ampliado durante o último período de matrículas na Rede Estadual de Ensino e as oportunidades seguem disponíveis pela auto designação.

Ao Campo Grande News, Cecília disse ainda que neste primeiro momento a volta dos alunos para as salas de aulas, ocorreu de forma tranquila e que as escolas foram preparadas para o acolhimento desses estudantes.

De acordo com a secretaria, é natural uma queda no início do ano letivo, que varia de 2,5 mil a 3 mil estudantes. No entanto, não é possível ainda comparar com o ano de 2021, já que o número de matrículas tende a aumentar depois do começo das aulas.

Alunos higienizando as mãos com álcool na porta da escola. (Foto: Henrique Kawaminami)
Alunos higienizando as mãos com álcool na porta da escola. (Foto: Henrique Kawaminami)

Volta às aulas – Hoje, aproximadamente, 190 mil alunos retornaram para as salas de aula de 348 escolas da Rede Estadual de Ensino distribuídas nos 79 municípios. Para o retorno, os estudantes da Rede contam com as entregas dos kits e uniformes escolares que, juntos, somam R$ 17,6 em investimentos.

Serão mais de 196 mil kits escolares 306 mil camisetas e quase 150 mil bermudas, além dos uniformes que atenderão cerca de 1,5 mil estudantes matriculados nas escolas cívico-militares da Rede Estadual de Ensino.

Segundo calendário 2022, o ano escolar terá 205 dias com 13 sábados letivos, distribuídos em 200 dias letivos, 4 dias para a realização de Exames Finais, 1 dia para a realização de Conselho de Classe Final. O recesso escolar deve acontecer entre os dias 11 e 25 julho. O término do ano escolar está previsto para o dia 22 de dezembro de 2022.

Nos siga no Google Notícias