Presos da Gameleira produzem roupas para Hospital São Julião
A cooperação entre a Agepen e o hospital foi publicada hoje, mas os internos já produziram mais de 600 itens
Foi publicado no Diário Oficial Eletrônico desta terça-feira (15) o Termo de Cooperação Mútua que prevê o uso de mão de obra de internos da Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechado da Gameleira II na confecção de enxoval hospitalar para a Associação Beneficente de Auxílio e Recuperação dos Hansenianos, conhecida como Hospital São Julião.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A parceria foi assinada oficialmente em 8 de abril deste ano, mas, segundo a assessoria da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), a produção de roupas hospitalares começou no fim do ano passado, embora tenha sido formalizada apenas agora.
Conforme o documento publicado no Diário Oficial, o termo tem validade de um ano, contado a partir da assinatura. Até março deste ano, os internos já haviam confeccionado mais de 600 itens hospitalares, de acordo com a Agepen.
A agência destaca que a iniciativa representa uma alternativa de ressocialização dos detentos e de reintegração à sociedade. Segundo dados da Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais), Mato Grosso do Sul está entre os estados com maior índice de presos inseridos em atividades laborais.
“Atualmente, 38,7% dos custodiados trabalham dentro e fora das unidades prisionais, um percentual bem acima da média nacional, que é de 24%. Do total de 18.378 internos em presídios no Estado, 7.115 estão empregados em alguma função”, informa a Agepen.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.