Print mostra conversa entre adolescente e vítima:“gostou de se cortar pro papai”
Ao todo são cumpridos 22 mandados de busca e apreensão, prisão temporária e internação socioeducativa
Prints divulgados pela Polícia Civil do Mato Grosso mostram um adolescente de 15 anos, apontado como chefe de grupo investigado por crimes na internet, ameaçando divulgar fotos e vídeos íntimos de uma das vítimas, durante conversa no WhatsApp. O adolescente é alvo da Operação Mão de Ferro 2, deflagrada pela Polícia Civil do Mato Grosso, com mandado de busca e apreensão em Aquidauana.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Polícia Civil do Mato Grosso deflagrou a Operação Mão de Ferro 2, que investiga um grupo criminoso liderado por um adolescente de 15 anos. O grupo é acusado de promover automutilação, suicídio, perseguição e compartilhamento de material de abuso sexual infantil na internet, tendo como principais alvos mulheres e menores de idade. Em conversas via WhatsApp, o líder do grupo ameaçava suas vítimas, exigindo fotos de automutilação e fazendo ameaças de exposição. A operação cumpriu 22 mandados em diversos estados brasileiros, incluindo busca e apreensão, prisão temporária e internação socioeducativa. Os crimes ocorriam principalmente através de plataformas como WhatsApp, Telegram e Discord.
Além de ameaçar a vítima, o adolescente também entrou em contato com a mãe dela, enviando mensagens ofensivas dirigidas tanto à jovem quanto à mulher. Nas imagens é possível ver que o adolescente ameaça expor a adolescente caso ela não envie fotos de partes do corpo mutilado. "Gostou de se cortar?", diz o adolescente.
O grupo do qual o adolescente faz parte é investigado por agir de forma articulada praticando crimes como promover a automutilação e o suicídio, além de perseguição, ameaças, produção e compartilhamento de materiais de abuso sexual infantil na internet, apologia ao nazismo e invasão de sistemas, incluindo o acesso ilegal a bancos de dados públicos. A maioria das vítimas são mulheres e menores de idade.
Durante a operação, foram cumpridos em Mato Grosso três mandados: um de busca e apreensão contra uma adolescente de 16 anos, em Sinop, e dois de busca e apreensão e internação provisória contra o adolescente de 15 anos, em Rondonópolis. Os dois são investigados por fazerem parte do grupo.
Ao todo, 22 mandados de busca e apreensão, prisão temporária e internação socioeducativa são cumpridos em Manaus e Uruçará (AM), Mairi (BA), Fortaleza e Itaitinga (CE), Serra (ES), Sete Lagoas e Caeté (MG), Sinop e Rondonópolis (MT), Aquidauana (MS), Marabá, Barcarena, Canaã dos Carajás e Ananindeua (PA), Oeiras (PI), Lajeado (RS), São Domingos (SE), e São Paulo, Guarulhos, Porto Feliz, Itu, Santa Isabel e Altair (SP).
Os crimes aconteciam principalmente em plataformas como WhatsApp, Telegram e Discord, onde os suspeitos compartilhavam conteúdos violentos, incentivavam comportamentos autodestrutivos, faziam ameaças e expunham publicamente vítimas.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.