Secretaria cria projeto "MS Estado Saudável" para apoiar municípios em expansão
A estratégia inclui vigilância em saúde, capacitações, visitas técnicas e reorganização de fluxos
A SES (Secretaria Estadual de Saúde) está desenvolvendo o projeto piloto “MS Estado Saudável” em Inocência. Na prática, a proposta é servir como modelo para outros municípios de Mato Grosso do Sul, que estão vivendo a expansão econômica com novos empreendimentos.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Ao longo de uma semana, equipes técnicas da SES atuaram promovendo diagnósticos situacionais, escuta qualificada e ações práticas voltadas ao enfrentamento das vulnerabilidades locais.
A estratégia incluiu vigilância em saúde, capacitações, visitas técnicas, reorganização de fluxos, revisão de indicadores, ações educativas e orientações para o cuidado com a saúde do trabalhador.
A assessora de projetos estratégicos, Danielle Ahad das Neves, que também é coordenadora estadual do projeto, falou sobre a expectativa.
“Vamos estabelecer um calendário para atuação em outros municípios, desde o início da ação tínhamos essa perspectiva. Há possibilidade de levar para as outras cidades que estão vivenciando momentos similares de expansão e até mesmo de voltar a Inocência com foco em outras frentes, como a Atenção Primária”, destacou.
O objetivo é articular entre diferentes eixos da gestão pública estadual. A abordagem priorizou a escuta ativa das lideranças locais, a análise territorial e a promoção da saúde em contextos de mudança ambiental, social e econômica.
Agora, a SES trabalha na sistematização dos resultados, elaboração de relatórios técnicos e proposição de um protocolo de expansão da ação para outras localidades.
A secretária-adjunta Crhistinne Maymone explicou que o programa serve como um apoio ao município.
“O projeto MS Estado Saudável, nesse formato testado e aprovado, consolida-se como um instrumento inovador de apoio técnico e político aos municípios, com foco em regiões que vivem processos intensos de transformação social e econômica”, finalizou.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.