ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SEGUNDA  04    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Secretaria cria projeto "MS Estado Saudável" para apoiar municípios em expansão

A estratégia inclui vigilância em saúde, capacitações, visitas técnicas e reorganização de fluxos

Por Izabela Cavalcanti | 04/08/2025 07:56
Secretaria cria projeto "MS Estado Saudável" para apoiar municípios em expansão
Profissional da saúde aplicando vacina em morador de Inocência (Foto: GPM Arauco)

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) está desenvolvendo o projeto piloto “MS Estado Saudável” em Inocência. Na prática, a proposta é servir como modelo para outros municípios de Mato Grosso do Sul, que estão vivendo a expansão econômica com novos empreendimentos.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Inocência serve como projeto piloto para o programa "MS Estado Saudável", iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde (SES). O programa visa apoiar municípios em expansão econômica, oferecendo diagnósticos, capacitações e ações em saúde. A ideia é replicar o modelo em outras cidades sul-mato-grossenses com semelhante crescimento.Equipes da SES realizaram vigilância em saúde, visitas técnicas e ações educativas em Inocência, focando na saúde do trabalhador e reorganização dos serviços. A SES agora sistematiza os resultados para criar um protocolo de expansão para outros municípios. O programa busca articular diferentes áreas da gestão pública, com foco na escuta ativa das comunidades e promoção da saúde em contextos de mudança.

Ao longo de uma semana, equipes técnicas da SES atuaram promovendo diagnósticos situacionais, escuta qualificada e ações práticas voltadas ao enfrentamento das vulnerabilidades locais.

A estratégia incluiu vigilância em saúde, capacitações, visitas técnicas, reorganização de fluxos, revisão de indicadores, ações educativas e orientações para o cuidado com a saúde do trabalhador.

A assessora de projetos estratégicos, Danielle Ahad das Neves, que também é coordenadora estadual do projeto, falou sobre a expectativa.

“Vamos estabelecer um calendário para atuação em outros municípios, desde o início da ação tínhamos essa perspectiva. Há possibilidade de levar para as outras cidades que estão vivenciando momentos similares de expansão e até mesmo de voltar a Inocência com foco em outras frentes, como a Atenção Primária”, destacou.

O objetivo é articular entre diferentes eixos da gestão pública estadual. A abordagem priorizou a escuta ativa das lideranças locais, a análise territorial e a promoção da saúde em contextos de mudança ambiental, social e econômica.

Agora, a SES trabalha na sistematização dos resultados, elaboração de relatórios técnicos e proposição de um protocolo de expansão da ação para outras localidades.

A secretária-adjunta Crhistinne Maymone explicou que o programa serve como um apoio ao município.

“O projeto MS Estado Saudável, nesse formato testado e aprovado, consolida-se como um instrumento inovador de apoio técnico e político aos municípios, com foco em regiões que vivem processos intensos de transformação social e econômica”, finalizou.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.