ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Sem previsão, idoso aguarda cirurgia de catarata há meses

Hospital afirma que suspensão de procedimentos foi feita por recomendação da Secretaria de Saúde

Por Ketlen Gomes | 09/10/2025 17:34
Sem previsão, idoso aguarda cirurgia de catarata há meses
Equipe médica realizando cirurgia através do programa MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila. (Foto: Álvaro Rezende/Secom)

A suspensão de cirurgias eletivas pelo programa MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila do governo de Mato Grosso do Sul já está sendo sentida pelos pacientes. Argemiro Vieira, de 80 anos, aguarda desde julho para realizar uma cirurgia de catarata. No entanto, ao entrar em contato com o Hospital São Julião, seu filho foi informado de que o procedimento havia sido suspenso e não seria realizado ainda este ano.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O programa MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila, do governo de Mato Grosso do Sul, suspendeu temporariamente a realização de cirurgias eletivas, afetando pacientes que aguardam procedimentos. Um dos casos é o de Argemiro Vieira, de 80 anos, que espera desde julho por uma cirurgia de catarata no Hospital São Julião.O programa, criado em 2023, já recebeu investimentos de R$ 86,7 milhões em recursos federais e estaduais. Nas duas primeiras fases, foram realizadas 36,1 mil cirurgias e 51,3 mil exames. A fase atual deveria ser concluída em 31 de dezembro, com previsão de continuidade até 2026.

O filho de Argemiro, que preferiu não se identificar, contou que o pai já havia passado por dois procedimentos na mesma região: uma raspagem para retirada de uma lesão esponjosa em um olho e uma cirurgia de catarata. Agora, aguardava a cirurgia do outro olho.

Os procedimentos eram feitos em sequência, respeitando apenas o período de recuperação. A terceira cirurgia foi inicialmente marcada para 21 de agosto, mas, próximo à data, foi remarcada para novembro. Em 4 de novembro, o filho recebeu a informação de que os procedimentos estavam cancelados porque o aparelho precisava passar por reparos.

Nesta quarta-feira (8), cerca de um mês após o cancelamento, ele ligou novamente para o Hospital São Julião e foi informado de que as cirurgias eletivas estavam suspensas e não seriam realizadas ainda este ano.

Inicialmente, o cancelamento foi atribuído à falta de repasses financeiros da prefeitura. No entanto, o hospital esclareceu que as cirurgias foram suspensas por determinação da SES (Secretaria Estadual de Saúde), sem relação com repasses municipais. A prefeitura da Capital também destacou que as cirurgias contratualizadas pelo município seguem sendo realizadas normalmente e os repasses estão dentro do previsto.

“O Hospital São Julião está cumprindo a determinação da Secretaria Estadual de Saúde no que tange à suspensão temporária dos atendimentos”, afirmou a unidade.

“Você fica aguardando e, sendo idoso, fica ansioso: ‘Será que vão ligar?’ Ninguém dá retorno. Você vai lá; há muita gente aguardando e, simplesmente, cortaram”, relata o filho de Argemiro.

Criado em 2023, o programa MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila já recebeu R$ 86.752.880,59 em investimentos, que incluem verbas federais e estaduais. Em junho deste ano, a SES informou que o programa estava na terceira fase e planejava dar continuidade em 2026.

A fase atual deveria terminar em 31 de dezembro, com expectativa de lançamento da quarta fase na sequência. Nas duas primeiras fases, foram realizados 36,1 mil cirurgias e 51,3 mil exames.

A reportagem procurou a SES, mas até a publicação da matéria não obteve resposta. O espaço segue aberto para pronunciamento.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.