ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
FEVEREIRO, QUINTA  12    CAMPO GRANDE 23º

Jogo Aberto

Falta de marcapasso coloca Saúde no radar de Defensoria

Por Anahi Zurutuza, Fernanda Palheta, Jhefferson Gamarra, Mylena Frahia e Ketlen Gomes | 12/02/2026 06:00
Falta de marcapasso coloca Saúde no radar de Defensoria
Equipamento marcapasso, que mantém coração de paciente cardíaco no ritmo correto (Foto: Cardiomaster/Divulgação)

Em falta – A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul acendeu mais um sinal de alerta sobre a saúde pública da Capital. O Núcleo de Atenção à Saúde instaurou procedimento para investigar a falta recorrente de marcapassos, cardiodesfibriladores (CDIs) e até baterias na rede do SUS (Sistema Único de Saúde) em Campo Grande. Nos bastidores, o que mais chamou atenção foi o aumento expressivo de pacientes internados por dias, alguns por mais de um mês, apenas aguardando um procedimento que, em regra, permitiria alta no dia seguinte. Antes do recesso forense, 5 casos graves na Santa Casa precisaram de articulação direta com a Secretaria de Estado de Saúde para destravar as cirurgias.

No radar – O problema, ao que tudo indica, não é pontual. Após o recesso, novas ações judiciais foram protocoladas e houve até decisão com bloqueio de recursos para garantir implantes. A Santa Casa, referência em cardiologia de alta complexidade, alegou dificuldades financeiras para manter o estoque completo dos dispositivos, comprando insumos de forma gradual. Agora, a Prefeitura de Campo Grande, o Governo de Mato Grosso do Sul e hospitais públicos estão oficialmente no radar da Defensoria, que quer explicações e medidas concretas. O procedimento tem prazo inicial de 45 dias e pode render desdobramentos administrativos se a crise não for equacionada.

Pular carnaval - Seguindo o calendário do governo do Estado, os deputados estaduais terão cinco dias de folga para pular carnaval. De acordo com ato publicado no Diário do Legislativo, não haverá expediente nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro. Na Quarta-feira de Cinzas (18), o ponto facultativo é válido até às 13h.

Negativo – A TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) negou pedido da investigada Elaine Alem Brito, ex-secretária de Educação, para receber de volta R$ 9.097 apreendidos durante a Operação Vigília, que apura possíveis crimes eleitorais em Sidrolândia. Ao analisar o recurso, o relator entendeu que não há urgência comprovada nem elementos suficientes que demonstrem a origem lícita do dinheiro para autorizar a devolução imediata.

Retido – Segundo a decisão, alegações genéricas de prejuízo financeiro não bastam e a liberação antecipada poderia comprometer a apuração conduzida pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Repressão ao Crime Organizado). Como regra, recursos eleitorais não têm efeito suspensivo, e o valor seguirá depositado em conta judicial enquanto o caso avança.

Receita bilionária – A Suzano, maior produtora mundial de celulose, divulgou na quarta-feira (11) o balanço do quarto trimestre de 2025 e o resultado consolidado do ano. A companhia registrou recorde anual tanto em volume de vendas quanto em receita, atingindo o patamar histórico de R$ 50 bilhões em receita líquida em 2025.

Graças a MS – Impulsionadas pelo desempenho da unidade instalada em Mato Grosso do Sul, as vendas de celulose e diferentes tipos de papéis somaram 14,2 milhões de toneladas em 2025, alta de 15% na comparação com 2024. O resultado teve como principal motor o forte ritmo de produção da fábrica de celulose em Ribas do Rio Pardo, em operação desde julho de 2024, além da contribuição das unidades de papéis localizadas nos Estados Unidos.

Ausente – Sem apresentar justificativa, a prefeita Adriane Lopes (PP) não participou da coletiva de imprensa sobre a polêmica do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana), realizada nesta quarta-feira (11) pela manhã, no plenarinho do Paço Municipal. A ausência foi percebida logo no início da entrevista. Questionados, os secretários Ulisses Rocha (Governo) e Isaac Araújo (Finanças), além da procuradora-geral Cecília Rizkallah, afirmaram que a conversa seria apenas com eles.

Feminismo científico – Nesse dia 11 de fevereiro, o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) celebrou o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, destacando as ações desenvolvidas em Dourados e Três Lagoas, para encorajar meninas a fazer parte de ambientes de ciência e tecnologia. Em Dourados, a iniciativa é voltada para estudantes indígenas, e em Três Lagoas, o projeto é feito com estudantes de escolas municipais.

Novo destino – O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), vai doar uma Chevrolet Blazer para a Associação dos Pescadores Esportivos de Rio Brilhante. O veículo, ano 2016/2017, aposentou-se como viatura da Polícia Civil. Quem também vai ficar com viatura “baixada” é a Prefeitura de Anaurilândia. Neste caso, trata-se de um Fiat Siena, modelo 2013, enquanto a Prefeitura de Guia Lopes da Laguna ficará com uma Fiat Weekend Trekking 2014/2015. Para Taquarussu, o reforço será mais robusto, com uma S10 e Fátima do Sul também entrou na lista das prefeituras contempladas, com uma VW Amarok 2012/2013.