ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

Universidade faz 3 dias de homenagens a arquiteto e prevê velório para outubro

Kongjian Yu era reitor da Faculdade de Arquitetura e Paisagismo e morreu em acidente no Pantanal de MS

Por Silvia Frias | 26/09/2025 10:59
Universidade faz 3 dias de homenagens a arquiteto e prevê velório para outubro
Memorial virtual foi criado pela Universidade de Pequim (Foto/Divulgação)

A Universidade de Pequim iniciou hoje as homenagens ao arquiteto Kongjian Yu, fundador da Faculdade de Arquitetura e Paisagismo da instituição, que seguem até domingo (28). Yu, de 62 anos, morreu na terça-feira (23) na queda de uma aeronave na região pantaneira de Aquidauana, a 141 quilômetros de Campo Grande.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Universidade de Pequim realiza até domingo (28) homenagens ao arquiteto Kongjian Yu, fundador da Faculdade de Arquitetura e Paisagismo, falecido aos 62 anos em acidente aéreo no Pantanal sul-mato-grossense. Yu era reconhecido mundialmente pelo conceito das "Cidades-Esponja" e dirigia um dos maiores escritórios de arquitetura paisagística do mundo. O acidente ocorreu na terça-feira (23) em Aquidauana, quando o Cessna 175 caiu durante tentativa de pouso após o horário permitido. Além do arquiteto, morreram dois documentaristas e o piloto. Yu estava na região estudando o bioma pantaneiro como filtro natural para um documentário.

Reconhecido mundialmente pelo conceito das “Cidades-Esponja”, que propõem soluções urbanas para absorver o excesso de água, Yu também foi editor-chefe da revista Landscape Architecture Frontiers e dirigia a Turenscape, um dos maiores escritórios de arquitetura paisagística do mundo.

Um memorial foi montado no saguão da Faculdade de Arquitetura, aberto a acadêmicos, ex-alunos, professores, amigos e familiares. No local, flores frescas são disponibilizadas aos visitantes. A organização pediu que não fossem levadas coroas ou outros tributos, para manter o ambiente simples e solene.

A universidade também criou um espaço virtual para receber homenagens, onde é possível compartilhar fotos e vídeos do professor. Nesse ambiente, estão reunidas informações sobre sua carreira acadêmica e sua atuação como arquiteto.

Universidade faz 3 dias de homenagens a arquiteto e prevê velório para outubro
Comemoração de aniversário foi postada no memorial virtual (Foto/Reprodução)

O funeral e a cerimônia oficial estão previstos para meados de outubro, em data ainda a ser confirmada. Após esse evento, a universidade organizará um simpósio acadêmico para debater as contribuições de Yu e seu legado na arquitetura paisagística.

O acidente – Kongjian Yu estava no Cessna 175, prefixo PT-BAN, que caiu por volta das 18h da última terça-feira. Ele estava no Pantanal a trabalho, estudando o funcionamento do bioma como filtro natural, e era personagem central do documentário Planeja Esponja.

Com ele estavam os documentaristas Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e Rubens Crispim Jr., que trabalhavam nas filmagens, além do piloto da aeronave, Marcelo Pereira de Barros.

Segundo testemunhas, o avião realizou três sobrevoos em fazendas da região e retornava para o Hotel Barra Mansa após as 18h, horário em que a pista já não tinha mais autorização para pousos, permitidos apenas em condições visuais. O pôr do sol naquele dia ocorreu às 17h39.

Universidade faz 3 dias de homenagens a arquiteto e prevê velório para outubro
Kongjian Yu com alunos na Faculdade de Arquitetura, em Pequim (Foto/Reprodução)

Relatos apontam que a aeronave se preparava para pousar na pista do hotel, mas o piloto arremeteu. Logo depois, foi avistada fumaça no horizonte e, em seguida, foram encontrados os destroços.

A delegada Ana Cláudia Medina, titular da Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado), descartou a hipótese de que porcos na pista tenham atrapalhado o pouso. A investigação agora apura se o piloto possuía certificação para transporte comercial de passageiros, já que o monomotor não tinha registro para operar como táxi aéreo.

A necropisa ainda não foi realizada no corpo do arquiteto chinês, a pedido do consulado.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.