2º caso positivo na Capital é de homem que viajou para Inglaterra a trabalho
Ele procurou a unidade de saúde porque apresentou sintomas da doença
Entre os 2 primeiros casos de coronavírus em Mato Grosso do Sul, está um homem de 31 anos que viajou para Londres a trabalho entre os dias 4 e 9 de março deste ano. De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), ele procurou a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Coronel Antonino, no dia 12 de março, por apresentar sintomas da doença e está internado hospital privado de Campo Grande, devido a desconforto respiratório.
O segundo caso confirmado envolve jovem de 23 anos. Ela, no entanto, não apresentava sintomas da doença até este sábado e cumpre isolamento domiciliar. O período de quarentena deve durar 14 dias ou até durarem os sintomas.
Conforme a Sesau, o isolamento domiciliar tem como recomendação a limitação do número de cuidadores; não receber visitas; caso não tenha quarto privativo, as demais pessoas têm que manter distância mínima de 1 metro do doente.
Na casa onde o paciente cumpre isolamento, deve ser verificada a ventilação dos ambientes comuns, mantendo janelas e portar abertas.
O responsável por cuidar do paciente com coronavírus deve usar máscara cirúrgica enquanto estiver em contato. Ao sair do recinto compartilhado, os cuidados devem descartar a máscara, lavar as mãos com água e sabonete líquido .
Para secar as mãos é recomendado utilizar toalha descartável de papel. Caso houver apenas toalha de pano é preciso trocar sempre que ficar muito molhada. Também não é recomendado compartilhar talheres, pratos, copos, toalhas e roupa de cama. Não é preciso jogar nada fora, já que os itens podem ser reutilizados após limpeza com detergente comum.