ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, SEXTA  12    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Briga generalizada tem facão e correria de alunos em frente a posto da PM

Confusão aconteceu na noite de quinta-feira e novo confronto teria sido marcado para esta sexta-feira

Por Ana Paula Chuva e Clara Farias | 12/09/2025 08:36


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Uma briga generalizada envolvendo estudantes causou pânico no Bairro Coophavila II, em Campo Grande, na noite de quinta-feira. O incidente, registrado em vídeo, ocorreu em frente à 10ª Companhia Independente da Polícia Militar e mostrou jovens trocando socos, além de um indivíduo portando um facão. A confusão, que pode estar relacionada a confrontos entre gangues rivais, contou com a participação de alunos uniformizados da Rede Estadual de Ensino. Segundo relatos, apesar da proximidade com o posto policial, não houve intervenção, e os envolvidos teriam marcado novo confronto para o dia seguinte.


Uma briga generalizada chamou a atenção e assustou moradores do Bairro Coophavila II, em Campo Grande, na noite de quinta-feira (11). Um vídeo mostra a correria de estudantes de uma escola estadual e um dos envolvidos com um facão na mão. O caso aconteceu em frente à 10ª Companhia Independente da PM (Polícia Militar), localizada na Avenida Marinha.

Esse caso foi sugerido por leitor que enviou mensagem pelo canal Direto das Ruas.

O vídeo mostra uma discussão entre dois rapazes. Um deles usa uniforme da Rede Estadual de Ensino. Depois, outra flmagem mostra outros dois trocando socos no meio da avenida. Em determinado momento do vídeo, um passa com  facão na mão, gritando: “Vem você, vem”. A pessoa que filma grita: “A treta é só os dois, hein, é só os dois” e, de repente, a cena vira uma confusão generalizada.

Na gravação, ainda é possível ver a correria de estudantes, inclusive meninas, que usam o uniforme da rede estadual de ensino. Os envolvidos chutam um rapaz que está no meio-fio, e a gravação termina. Nem a movimentação dos carros na avenida impediu as agressões.

Segundo a mãe de uma das alunas, que prefere não se identificar, apesar de a confusão ter acontecido em frente a um posto da PM, não houve intervenção de ninguém. Além disso, a mulher afirmou que os envolvidos na confusão marcaram um novo confronto para esta sexta-feira (12).

A suspeita é de que a briga seja uma guerra entre gangues rivais. Um dos envolvidos seria do Bairro Portal Caiobá. Conforme apurou a reportagem, a confusão começou em frente à Escola Estadual Padre José Scampini e se arrastou até a Avenida Marinha, mas não há informações se os envolvidos são alunos da unidade.

Vizinha da escola, a merendeira Josiane Almeida, 35 anos, contou que, toda semana, acontece uma briga no local. "Os meninos vêm e ficam aqui na frente, esperando a pessoa sair, e aí começa a briga. Eles não são do bairro. Na semana passada, havia uns cem alunos ao redor de um guri. Quase entrei para intervir", relatou.

Manicure de 51 anos que não quis se identificar também afirmou que todos os dias há brigas em frente à escola e que ficou sabendo da confusão de ontem pelo filho que é aluno da unidade.

"Ele disse que era uma briga do Caiobá contra Tarumã. Se encontraram aqui para o confronto, mas não sei se tinha aluno envolvido. É comum e quando começa a brigaiada eu fecho logo a casa para não ver", disse a mulher.

Já outra vizinha da escola alegou que nunca tinha visto nada igual ao que aconteceu ontem. "Eu moro aqui há dois anos e nunca tinha visto nada desse tipo. Eu cheguei em casa por volta das 19h e já tinha uma muvuca em frente à escola. Uma viatura da polícia estava lá também", afirmou a mulher que também preferiu não se identificar.

O Campo Grande News procurou a PM para saber se houve acionamento ou intervenção e aguarda o retorno. Na manhã desta sexta-feira (12), um integrante da COSI (Centro de Operações de Segurança Integrado) informou que não sabia de nenhum confronto marcado.

Em nota,  a SED (Secretaria Estadual de Ensino) informou que a confusão aconteceu fora da escola e que já foram feitos os encaminhamentos previstos no regimento e protocolo da Rede Estadual de Ensino.

"Envolvendo a chamada dos pais/responsáveis, bem como o acionamento da Ronda Escolar. Visando a garantia da segurança e bom andamento das atividades, os desdobramentos são acompanhados pela Secretaria de Estado de Educação, por intermédio da Coordenadoria-Geral de Inteligência e Segurança Escolar", finalizou a nota.

Briga generalizada tem facão e correria de alunos em frente a posto da PM
Integrante do COSI durante ronda em frente à escola nesta manhã (Foto: Marcos Maluf)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.