Campo Grande terá novo centro de referência em saúde materno-infantil
A inauguração da nova unidade acontecerá nesta sexta-feira, no bairro Vila Manoel da Costa Lima
Campo Grande irá inaugurar uma nova unidade de saúde voltada ao atendimento de mulheres e crianças. O evento de inauguração acontecerá nesta sexta-feira (15), às 9h30, na Rua João Ramão Canteiro, na Vila Manoel da Costa Lima.
Pela primeira vez, a rede municipal de saúde da Capital inaugura um serviço dedicado à saúde materno-infantil, por meio do "Saúde Delas, Centro de Referência da Mulher – Atendimento Materno Infantil".
Este centro tem como objetivo proporcionar uma ampla variedade de serviços que abrangem desde consultas especializadas até a realização de exames de diversas especialidades.
A nova estrutura pretende absorver os atendimentos anteriormente realizados no CEAM (Centro de Atendimento à Mulher) e no CEI (Centro de Especialidades Infantil), ambos localizados em lugares distintos. Juntas, as duas unidades realizavam uma média de 4,5 mil atendimentos por mês.
Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), com a criação do "Saúde Delas", espera-se ampliar esse número, proporcionando um acesso mais amplo e eficiente aos pacientes.
Atendimentos - De acordo com a Sesau, os atendimentos serão realizados mediante encaminhamento via Atenção Primária, visando garantir um atendimento eficaz e direcionado às necessidades de cada paciente.
No ambulatório especializado de atendimento à mulher, serão oferecidos serviços como consulta em gestação de alto risco, mastologia, planejamento familiar, urologia (planejamento familiar), climatério, serviço de patologia cervical, nutrição, consulta em enfermagem e ultrassonografia. Este ambulatório também oferecerá orientação sobre planejamento familiar, saúde da mulher e saúde reprodutiva, além de acolhimento à paciente e ao casal.
No ambulatório especializado em atendimento à criança, os serviços incluem consulta em homeopatia, reumatologia pediátrica, cirurgia pediátrica, endocrinologia pediátrica, otorrinolaringologia pediátrica, nutrição, fonoaudiologia, psicologia, terapeuta ocupacional, educação física, assistente social e consulta em enfermagem.
Obesidade infantil - A unidade também oferecerá o PAMPOI (Programa de Atendimento), atendimento direcionado aos pacientes com sobrepeso ou obesidade, de 5 a 15 anos.
O acesso é realizado por encaminhamento da Atenção Primária para as especialidades de Endocrinologia Pediátrica e/ou Nutricionista do CEI (Centro de Especialidade Infantil), via SISREG e/ou por demanda espontânea, sendo, neste caso, agendado consulta com nutricionista para avaliação.
Além disso, o "SEREDI KIDS" fornecerá atendimento específico para pacientes portadores de Diabetes tipo 1, com a entrega de medicamentos e insumos para controle da doença. O acesso a esses serviços é feito pelo sistema de regulação SISREG, com vagas disponíveis para todo o estado.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.