Campo Grande terá salva de 17 tiros em cerimônia do Exército nesta terça
Barulho faz parte da recepção ao Chefe do Estado-Maior do Exército, Richard Nunes
CMO (Comando Militar do Oeste) realiza, nesta terça-feira (22), salva de gala com 17 tiros de obuseiro a partir das 10h30, na sede localizada na Avenida Duque de Caxias, em Campo Grande. A celebração faz parte da recepção ao Chefe do Estado-Maior do Exército Brasileiro, general Richard Nunes, e será ouvida por toda a região.
Em nota à imprensa, o Comando alerta que disparos não oferecem risco à população, pois não envolvem munição real. A salva de gala integra o Cerimonial Militar e presta honras a autoridades civis e militares.
"O Comando divulgou o aviso para evitar que moradores se assustem com o barulho. A ação seguirá os protocolos tradicionais do Exército e será feita por meio de obuseiros, armamentos que disparam projéteis em trajetória curva, com forte impacto sonoro", diz o comunicado.
Segundo o Exército, o número de tiros é definido conforme a hierarquia do homenageado. Desde o início da República, a salva de gala representa uma das principais formas de homenagem aos chefes dos Três Poderes e autoridades militares.
“Receberemos o Chefe do Estado-Maior do Exército Brasileiro com uma salva de 17 tiros de obuseiro. A população, principalmente a que reside no entorno do CMO, escutará os disparos, mas não há motivo para sustos, pois a munição não é letal”, publicou o Comando nas redes sociais.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.