Catadores deverão ter carteirinha para poder entrar no lixão
Os catadores de lixo estão aguardando com ansiedade a reabertura do aterro sanitário de Campo Grande na tarde desta segunda-feira (14). A secretária de Ações Sociais, Thaís Helena, esteve no local, conversou com os trabalhadores, mas não garantiu que o lixão seja aberto hoje. Vai ser feito, primeiro, um cadastro dos catadores.
Thaís Helena disse também que implementará uma carteirinha de identificação permitindo a entrada dos trabalhadores no local. O cadastro deve começar amanhã em frente à cooperativa. Os catadores devem levar documentos pessoais para quem possam trabalhar.
De acordo com o técnico da Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação) Alcindo de Macedo uma área lateral será utilizada para o despejo de lixo dos caminhões. Os catadores recolherão os materiais recicláveis e a sobra será levada para outra área mais adiante. Segundo o técnico, esta última área não terá a permissão de entrada dos catadores.
“A área não oferece riscos aos catadores e dará segurança com o trabalho das máquinas”, comentou Macedo. Segundo ele, os trabalhadores já estavam trabalhando desta forma antes dos portões do lixão ser fechados.
O pedido de reabertura do lixão foi acatado pela Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande na última sexta-feira (11).
A ação civil pública, movida pela Defensoria Pública, pedia que qualquer catador de materiais recicláveis não fosse mais impedido pela Prefeitura Municipal e pelo Consórcio Solurb de ter acesso ao local, ou qualquer outro aterro sanitário da Capital, até que seja terminada a construção da Usina de Triagem de Resíduos (UTR), localizada em frente ao lixão.