Com 350 testes a mais por dia, polo de testagem pode confirmar Delta na Capital
Novo polo de testagem vai fazer exames RT-PCR por demanda espontânea e de graça no Centro
Que a variante delta já deve estar circulando em Campo Grande, isso é fato. Sem nenhuma confirmação ainda, a expectativa da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) é de que com o novo polo de testagem, aberto na manhã desta terça-feira (10), na unidade centro da UCDB, a Capital deve conseguir confirmar casos.
Serão mais 350 novos testes, que vão elevar para 1.050 a capacidade de Campo Grande de realizar testes diariamente. Além de acelerar a testagem, o novo polo vai concentrar mais amostras e assim, poder confirmar a variante delta.
"A gente acredita que já deve estar circulando a variante delta aqui, só que não conseguimos ainda isolar uma amostra dela", afirma a superintendente de Atenção em Saúde, Ana Paula Lima Resende.
A Sesau explica que o atendimento deve levar 15 minutos, depois que o paciente já estiver lá dentro. A partir de hoje, a unidade vai funcionar todos os dias, incluindo finais de semana, das 7h às 17h30.
O espaço tem capacidade para realizar quatro coletas simultâneas para fazer o teste RT-PCR, com resultado pronto em até 72h. O objetivo da Sesau é de incluir até o próximo dia 20, o teste antígeno também, aquele rápido que sai em 15 minutos.
"O diferencial desse centro é que assim que já tiver o teste do antígeno, a pessoa já saia com o resultado em mãos e possa receber a declaração para justificar o afastamento do trabalho. Ela também será orientada a informar as pessoas com quem ele teve contato", descreve a superintendente Ana Paula.
O novo polo terá também uma sala de acolhimento pós-teste, para onde são encaminhados as pessoas que estão com covid, para que recebam toda orientação sobre cuidados e isolamento.
A Sesau frisa que será feito um trabalho de monitoramento e rastreio também destas amostras, então, se a população receber uma ligação do prefixo 2020, atenda, porque são as equipes de monitoramento.
"Nosso grande objetivo é de acelerar o teste para sair mais rápido e também ter mais amostras para enviar ao Lacen e aos outros laboratórios para que encontrem a variante", reforça.
Em parceria com a Fiocruz, o polo de testagem da UCDB, também vai ter até o fim do mês, o teste RT-LAMP, que fornece o resultado em até 45 minutos. Diferentemente do exame do cotonete, este coleta a amostra a partir da saliva. A partir destes testes, também serão desenvolvidas pesquisas.
"Não podemos baixar a guarda, precisamos evitar a terceira onda. No Rio de Janeiro, já estão suspendendo as aulas novamente. Por isso, a gente tem que se cuidar. A variante delta tem sintomas mais leves, a pessoa não perde o olfato, parece mais uma gripe. Ela é 60% mais transmissível", pontua a superintendente.
Por ser na região central, a Sesau acredita que com o acesso facilitado, vai conseguir atender ainda mais pessoas. Sem precisar marcar, basta o paciente chegar, acessar o totem e ser encaminhado à coleta.
Este mesmo teste, já é oferecido em 34 unidades básicas da saúde, que funcionam de segunda a sexta-feira. Apenas as unidades do Parque do Sol e do Nova Lima abrem para testar durante o final de semana. No sábado, o atendimento acontece também na unidade Cristo Redentor.
O novo polo de testagem da UCDB fica na Rua Barão do Rio Branco, 1811, em frente à Praça do Rádio, onde antigamente funcionava o Museu Dom Bosco. O horário de atendimento será das 7h às 17h30.