Com gripe no auge, Capital reforça vacinação com plantão em 3 locais
Vacinação é voltada para grupos específicos; endereços estão localizados na região central
Com os casos de influenza crescendo, somando 75 no Estado, a Capital terá um final de semana reforçado com plantão de vacinação na região central. O público pode recorrer a três endereços no sábado (05); porém, no domingo (06), apenas um local estará realizando o serviço.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Com o aumento dos casos de influenza em Mato Grosso do Sul, a capital Campo Grande intensifica a vacinação com plantões no fim de semana. No sábado, três locais estarão disponíveis, enquanto no domingo apenas um. A vacinação é voltada para grupos prioritários, incluindo crianças, idosos, gestantes, profissionais da saúde e segurança, entre outros. A ação ocorre em parceria com o Pátio Central e a Defensoria Pública, que também oferecem imunização. Os casos de SRAG no estado somam 1.229, com 25 registros de H1N1 na capital. A vacinação é essencial para conter o avanço da doença.
De acordo com o último boletim da SES (Secretaria Estadual de Saúde), divulgado na quinta-feira (03), os casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) em Mato Grosso do Sul somam o total de 1.229 notificações. A Capital tem 25 registros de H1N1, além de outros dois de H3N2, enquanto a influenza B totaliza duas notificações. Demais notificações foram colocadas na categoria “A não subtipada”.
Realizado no quartel, o plantão da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) é direcionado exclusivamente para a gripe e irá atender todos os públicos da campanha. Nesta primeira fase, a vacina contra a Influenza está disponível para grupos prioritários estabelecidos pelo PIN (Programa Nacional de Imunização), incluindo:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas, povos indígenas e quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde e professores, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, das Forças Armadas e dos Correios, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e portuários, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, idosos com 60 anos ou mais.
Ainda no sábado, a secretaria, em parceria com o Pátio Central, estará aplicando todas as doses do calendário de rotina, com exceção das que possuem calendário específico de aplicação. Para confirmar se há a necessidade de alguma dose, basta apresentar a caderneta de vacinação e o cartão do SUS.
Outra opção é procurar a vacinação contra a influenza (gripe) realizada pela Defensoria Pública. Podem comparecer para tomar o imunizante crianças de 6 meses a 5 anos, idosos, gestantes, pessoas em situação de rua, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
Veja a seguir os locais e horários de vacinação:
- Drive de vacinação
Horário: 7h às 11h e 13h às 17h
Local: Quartel do Corpo de Bombeiros, na Rua 14 de Julho com a Rua 26 de Agosto. - Pátio Central
Horário: Das 9h às 16h
Local: 1º piso, na Rua Cândido Mariano, 1380, Centro. - Defensoria Pública
Horário: Das 7h30 às 11h30
Local: Prédio das NAS (Núcleo Institucional de Atenção à Saúde), localizado na Rua Barão de Melgaço, nº 128, no Centro da Capital. - Domingo (06)
Horário: 7h às 11h e 13h às 17h
Local: Quartel do Corpo de Bombeiros, na Rua 14 de Julho com a Rua 26 de Agosto.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.