ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Com calor recorde, concessionária capta maior volume de água em 23 anos

Nos últimos dois últimos anos, a temperatura média no mês de outubro de 2023 teve aumento de 3ºC

Por Lucia Morel | 23/10/2023 17:09
Água jorrando em poço de captação em Campo Grande. (Foto: Águas Guariroba)
Água jorrando em poço de captação em Campo Grande. (Foto: Águas Guariroba)

Com calor recorde e chuvas bem abaixo da média, a concessionária Águas Guariroba registrou o maior índice de captação de água desde que começou a operar em Campo Grande, no ano 2000. Dados da empresa revelam que foi necessário captar 306 milhões de litros neste mês de outubro, até agora, para dar conta da demanda de consumo.

Para se ter uma ideia, nos últimos dois anos, a temperatura média no mês de outubro de 2023 registrou um aumento de 3ºC. Já o volume de chuvas está 93% menor em relação ao mesmo período do ano passado, conforme a concessionária.

Somente este ano, a empresa ativou novos três poços de captação para ampliar o abastecimento da cidade e estão localizados nas regiões dos bairros Parque dos Poderes, Chácara dos Poderes e São Caetano. Cerca de 10 mil pessoas são beneficiadas.

Antes disso, novos poços haviam sido perfurados em 2021 na região dos bairros Caiobá, Lageado, Pioneiros, Universitário, Coophavilla II, São Conrado, Taveirópolis e Nova Lima, cuja capacidade de produção de água por hora chega a 1,7 milhões de litros.

Segundo o diretor executivo da concessionária, Gabriel Buim, a captação recorde é possível porque “os novos poços e demais ações em operação pela Águas Guariroba demonstram que o investimento traz melhorias ao sistema de abastecimento de nossa cidade, reduzindo o risco de desabastecimento e proporcionando maior segurança operacional da água que chega até a residência da população”.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias