ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, SEGUNDA  08    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Com canonização de santo millennial, capela da Capital vai virar santuário

Mudança oficial está prevista para o dia 12 de outubro e transformará o local em um ponto de peregrinação

Por Mylena Fraiha | 08/09/2025 12:30
Com canonização de santo millennial, capela da Capital vai virar santuário
O altar em homenagem ao Beato Carlo Acutis fica na Capela Nossa Senhora Aparecida (Foto: Arquivo/Paulo Francis).

A canonização de Carlo Acutis, jovem italiano reconhecido como o primeiro santo nascido na era digital, terá reflexos diretos em Campo Grande. A Capela Nossa Senhora Aparecida, conhecida como Capela do Milagre, será elevada a Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora Aparecida e São Carlo Acutis, o primeiro do mundo dedicado ao novo santo. O espaço está localizado na Rua Ismael da Silva, nº 10, na Vila Margarida.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Campo Grande (MS) ganhará o primeiro santuário do mundo dedicado a São Carlo Acutis, o "santo millennial". A Capela Nossa Senhora Aparecida, local do primeiro milagre reconhecido do santo, será elevada a Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora Aparecida e São Carlo Acutis em 12 de outubro. A decisão, anunciada pelo arcebispo Dom Dimas Lara Barbosa, reconhece o crescente fluxo de fiéis que buscam o local. A capela se tornará um centro de peregrinação, com programação intensificada para receber visitantes do Brasil e do exterior. A relíquia do santo, um pulôver azul, ficará exposta na Festa de Nossa Senhora Aparecida, a partir de 3 de outubro.

A oficialização da mudança está prevista para o dia 12 de outubro. O anúncio foi feito neste domingo (7) pelo arcebispo Dom Dimas Lara Barbosa, durante a missa de ação de graças pela canonização, celebrada na Paróquia São Sebastião, no bairro Monte Carlo. A celebração reuniu cerca de 4,5 mil fiéis.

Em sua homilia, Dom Dimas destacou o simbolismo da decisão. “Me pareceu muito razoável que a Capela Nossa Senhora Aparecida, onde aconteceu o primeiro milagre reconhecido por intercessão de São Carlo Acutis, seja erigida em santuário dedicado aos dois: Nossa Senhora Aparecida e Carlo Acutis. Assim como já vivemos aqui a Adoração Perpétua, seguimos firmes, pois certas coisas não são escolhas humanas, mas desígnios de Deus”.

Com canonização de santo millennial, capela da Capital vai virar santuário
Padre Marcelo Tenório acompanhou de perto o processo que levou Carlo Acutis à canonização (Foto: Juliano Almeida)

 Segundo o padre Marcelo Tenório, responsável pela capela, a elevação marca um novo momento para a comunidade. Na tradição católica, explica ele, um santuário é um centro de peregrinação reconhecido oficialmente, onde fiéis buscam uma experiência espiritual profunda.

“A Igreja concede esse título de dignidade a lugares com fluxo constante de fiéis. Aqui em Campo Grande, toda semana centenas de pessoas já participam das celebrações, e esse é um dos atributos para que se torne um santuário. Com a mudança, a programação deverá ser intensificada para receber os peregrinos”, afirmou o padre Marcelo.

O padre também ressaltou o impacto simbólico da decisão para a cidade. “A alegria é muito grande, porque aqui em Campo Grande tudo começou. A Capela do Milagre, que vai impulsionar a devoção a Carlo no Brasil e no mundo, se transformará em santuário. É o reconhecimento da Igreja de que aqui há um culto expressivo, que atrai pessoas não só de Campo Grande, mas também do Brasil e do exterior. Deus marcou a capela com sua presença através de São Carlo Acutis”.

Durante a celebração, os fiéis puderam ver de perto o pulôver azul usado por Carlo Acutis, relíquia doada pela mãe do santo, Antonia Salzano. A peça abriu a semana da canonização em Campo Grande e, conforme informou o padre Marcelo, voltará a ser exibida apenas na Festa de Nossa Senhora Aparecida, a partir de 3 de outubro.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.