ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 28º

Capital

De olho na celulose, trabalhador faz maratona por seleções em fábricas

Salários e benefícios, como plano de saúde e vale alimentação, são chamariz para busca dos empregos no setor

Por Natália Olliver | 22/05/2024 12:51
Candidados não desistem das vagas para trabalhar nas fábricas de celulose de MS (Foto: Natália Olliver)
Candidados não desistem das vagas para trabalhar nas fábricas de celulose de MS (Foto: Natália Olliver)

Atraídos pela celulose e de olho no mercado que têm crescido no Estado, trabalhadores aproveitam qualquer seleção aberta para apresentar currículo às fábricas do interior. Nesta quarta-feira (22), pessoas insistiram na chance de uma oportunidade na Funtrab (Fundação de Trabalho de Mato Grosso do Sul), desta vez, na fábrica da Arauco, que estará instalada em às margens do Rio Sucuriú e MS-377, na cidade de Inocência, a 331 quilômetros da Capital.

Ao todo, são 40 vagas para atuar no setor de florestamento da empresa chilena de celuloso. A companhia oferta funções de operador de máquinas, ajudante de reflorestamento, motorista de caminhão, líder da área florestal e mecânico de manutenção de veículos movidos a diesel. Mato Grosso do Sul já conta com as fábricas da Paper, Suzano e a Eldorado espalhadas por Três Lagoas e Ribas do Rio Pardo.

Os salários e os benefícios são o chamariz para busca dos empregos no setor. Gleison Mantes, de 48 anos, é motorista e está em busca de uma chance no mercado da celulose. “Já fiz pela Suzano há uns meses e estou esperando. Estou fazendo para a vaga de motorista hoje, mas lá fiz para logística administrativa. É muita gente. Eu busco crescer na empresa, melhores salários os benefícios são ótimos”.

Gleison Mantes é motorista e espera uma vaga nas fábricas do Interior (Foto: Natália Olliver)
Gleison Mantes é motorista e espera uma vaga nas fábricas do Interior (Foto: Natália Olliver)

Para ele, a celulose é uma promessa que, além de levar o nome do Estado a outras regiões, também pode ser a chance de uma aposentadoria tranquila. “Eu mudaria de cidade tranquilamente se passar [ fala sobre a seletiva para a vaga para Suzano]. Tenho família e levaria, se não quiserem, eu iria sozinho. O salário é muito bom e os benefícios também. Tem como crescer lá. É o futuro dos jovens, para as pessoas se aposentarem em um lugar desse”.

Augusto Marcos Galache, de 47 anos, também já está na segunda tentariva por uma vaga nas fábricas. Ele é estudante de letras e procura há anos oportunidades na área da celulose. Em 2023 ele tentou uma oportunidade na Suzano, mas não foi convocado. O cargo era para ajudante de reflorestamento, o mesmo que se candidatou nesta quarta.

“Eu já tenho experiência, já trabalhei nisso. Já fiz a seletiva da Suzano, em Ribas, quando estive lá. Fui procurar vaga, fiz a entrevista e não me chamaram. Eu  acho que é bom para as fábricas, mas acreditaria mais se a gente fosse inserido no mercado de trabalho. Alguns nem entram por falta de experiência, isso barra. Na Suzano coloquei também como ajudante de reflorestamento.

O que o atrai também é o salário, que na categoria dele é equivalente a R$1.700 e os benefícios. O operador de máquinas pesadas, Carlinhos de Arruda, de 51 anos, saiu de Corumbá para tentar uma chance na Capital. Ele espera conseguir a vaga para trabalhar em Inocência.

Operador de máquinas, Carlinhos de Arruda quer uma chance na indústria de celulose (Foto: Natália Olliver)
Operador de máquinas, Carlinhos de Arruda quer uma chance na indústria de celulose (Foto: Natália Olliver)

“Eu tenho quase 20 anos de trabalho nessa profissão. O que me atraiu são os benefícios que elas prometem. Sempre trabalhei em mineração, em Corumbá. As fábricas são uma oportunidade pra gente, traz benefícios.. A expectativa é crescer junto com eles. Estou confiante que vou conseguir uma vaga".

Edilson Antônio, de 48 anos, não quis ser fotografado. Ele também é motorista e está de olho no mercado da celulose. “Eu busco melhores salários. Para mim R$ 2.600 é um bom valor, mais os benefícios, que são bons. Conheço gente que trabalha em Ribas, é bom. Tem plano de saúde, alojamento. Tenho família, por isso pra mim Ribas é mais interessante”.

Para ele, embora o futuro seja promissor, as fábricas não têm dado chance a quem deseja trabalhar. “Elas são uma promessa no Estado, mas não chamam”.

Candidatos às 40 vagas estiveram na Fruntrab na manhã desta quarta (Foto: Natália Olliver)
Candidatos às 40 vagas estiveram na Fruntrab na manhã desta quarta (Foto: Natália Olliver)

A empresa Arauco fará seleção dos candidatos apenas nesta quarta até às 16h e na quinta-feira (23), das 9h às 16h.  Os interessados devem se cadastrar na Funtrab com RG, CPF e Carteira de Trabalho. O prédio fica na Rua 13 de maio, número 2.773.

Entre os benefícios divulgados estão direito a alojamento; refeitório interno; plano de saúde; assistência odontológica; vale-alimentação; transporte fretado; prêmio por assiduidade mensal e semestral. Além disso, a empresa garante que o funcionário terá seguro de vida em grupo, previdência privada, Gympass, cesta de Natal e brinquedo e material escolar.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias