Doenças respiratórias em crianças fazem Capital antecipar vacina contra gripe
Vacinação de indivíduos entre seis meses e cinco anos começaria em 2 de maio, mas teve início hoje na cidade
Acompanhados dos pais ou responsáveis, crianças têm sido vacinadas contra a influenza nesta terça-feira (26), em Campo Grande, após a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) liberar imunizantes a indivíduos de seis meses a menores de cinco anos, além de gestantes em qualquer idade gestacional.
Segundo informado ao Campo Grande News, a antecipação foi feita "por conta da preocupação com aumento de doenças respiratórias entre crianças". Inicialmente, esta fase seria feita em 2 de maio.
Boletim epidemiológico divulgado pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no dia 13, traz um alerta para o aumento dos casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) em crianças., em todo o País. Segundo a instituição, as ocorrências estão ligadas majoritariamente ao vírus sincicial respiratório na faixa etária zero a quatro anos.
Na UBS (Unidade Básica de Saúde) 26 de Agosto, o movimento do público infantil - inserido hoje no calendário -, é baixo, e a vacinação ocorre das 7h às 11h, pela manhã, e das 13h às 16h45, durante a tarde.
A auxiliar de limpeza Tatiane Nogueira de Oliveira, de 40 anos, levava as duas filhas - Sarah e Samantha -, gêmeas de três anos, para tomar a vacina. Acompanhadas da sogra Maria Aparecida Ferreira, de 64 anos, elas enfrentaram longo trajeto para a imunização.
A mãe saiu do Bairro Nova Lima, de motocicleta, enquanto a sogra levou as crianças em um carro de aplicativo, para se encontrarem no posto que fica na Rua Rui Barbosa, Bairro São Francisco.
Tatiane ressalta a importância em se programar para deixar a carteirinha de vacinação das filas em dia, bem como a saúde preventiva. Na semana passada, já tinha levado as pequenas para se consultarem na mesma unidade de saúde, com um pediatra.
A usuária do SUS (Sistema Único de Saúde) também expressa preocupação em relação aos perigos de doenças respiratórias relacionadas ao vírus da gripe, e portanto, acha fundamental a vacinação. “É nítida a proteção para as crianças”, pontua.
Já vacinada contra a gripe, Maria Aparecida também destaca a importância em estar protegida, por meio dos imunizantes, e anseia pela quarta dose contra a covid-19.
Vale lembrar que as doses podem ser recebidas por idosos, acima dos 60 anos, trabalhadores da saúde com comprovação de ofício (carteira profissional ou declaração por escrito da empresa que presta serviço), além de puérperas (mulheres até 45 dias pós-parto). Veja onde se vacina hoje.