Enxurrada invade casas e deixa rastro de destruição no Octávio Pécora
Enxurrada provocada pela forte chuva que caiu na tarde desta sexta-feira (25) em Campo Grande derrubou muros, invadiu casas e deixou rastro de destruição no Conjunto Octávio Pécora, região norte da Capital.
Na rua Jaburu a enxurrada arrebentou o portão de elevação de uma casa e escoou pelo muro lateral, invadindo a residência. A força da água foi tanta que destruiu ainda o muro dos fundos e transpassou até a rua Galo da Serra.
Segundo os moradores, o problema é antigo e não é primeira vez que episódio semelhante acontece. Alguns moradores chegaram a construir muros de contenção para frear o avanço das águas.
Os moradores comentam que, quando chove, um volume muito grande de água desce pela rua Júlio Maksound em direção às partes mais baixas, como é o caso das ruas Jaburu e Galo da Serra, que são paralelas.
A dona de casa Zélia Tagliaferro, que é moradora da rua Jaburu há mais de 30 anos, relata que toda vez que chove “é um desespero”. Ela conta que alguns anos atrás ele teve a casa invadida pela enxurrada e por conta disso precisou investir R$5 mil na construção de um muro mais reforçado para tentar evitar que episódio semelhante voltasse a acontecer.
Desgastados com os constantes prejuízos, vários moradores do bairro desabafaram ao encontrar a equipe de reportagem do Campo Grande News, alegando que por diversas vezes a imprensa vai no local, registra o problema, mas nada muda, nenhuma medida é tomada pela prefeitura e órgãos competentes.
"A gente não aguenta mais. Precisam construir alguma barreira, contenções, melhorar o sistema de drenagem. A gente investe nas nossas casas, compra móveis, paga impostos, mas vem a chuva e acaba com tudo", desabafou um morador que pediu para não ser identificado.